Um convênio entre o UNIFOR-MG e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) foi firmado, em Belo Horizonte/MG, no dia 24 de abril. O documento prevê a realização de cursos de pós-graduação lato sensu pelo Centro Universitário, nas áreas dos cursos oferecidos pela FCMMG.
O convênio, assinado pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pelo presidente da FELUMA (Fundação Educacional Lucas Machado), Wagner Eduardo Ferreira; e pelo reitor da FCMMG, Prof. Ludércio Rocha de Oliveira; permite uma parceria entre as duas instituições, na realização de cursos de capacitação e extensão. Inicialmente, será oferecido um curso de pós-graduação lato sensu em Saúde da Família. O objetivo é ampliar as oportunidades dos alunos graduados em cursos da área de saúde.
O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, confirma a importância do convênio: ?A parceira feita entre o Centro Universitário e a FCMMG é um fato inédito e de extrema relevância para nossa instituição, já que a FELUMA é uma fundação de ensino superior qualificada e de muita credibilidade, tanto no estado como no país. O convênio promove, também, um ensino diferenciado aos alunos, que poderão cursar pós-graduação, aqui em Formiga/MG, com a marca FELUMA?, diz.
A parceira, que significa um grande passo para a comunidade acadêmica, representa uma possibilidade de crescimento futuro. Segundo o Reitor, futuramente, o convênio poderá ser ampliado, com a criação de um pólo da FCMMG no campus. ?Sem sombra de dúvidas, essa é uma das principais parcerias que o Centro Universitário assinou e que a comunidade acadêmica e de uma maneira geral pode chamá-la de PARCERIA INTELIGENTE?, explica.
O convênio foi feito graças ao apoio da médica formiguense Cristiane Karine Rodrigues, que intermediou os contatos até que a parceria fosse firmada. Além dos cursos, a FCMMG colocou à disposição do UNIFOR-MG e dos alunos da instituição o Hospital Universitário São José (HUSJ), também pertencente à faculdade.
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Mantida pela FELUMA, a FCMMG é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do estado, com 57 anos de atuação na área de saúde e referência nacional. Desde sua idealização, em 1950, o Sistema FELUMA orienta-se para criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos em suas áreas de atuação, tendo como meta participar e contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e científico da sociedade como um todo.
De acordo com os representantes da FCMMG, que existe desde 1951 e oferece os cursos de Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional, o interesse em estabelecer a parceria com o UNIFOR-MG nasceu devido ao crescimento que o Centro Universitário tem alcançado, a cada dia, na região do Centro-Oeste de Minas Gerais.
O início do curso de pós-graduação lato sensu em Saúde da Família está previsto para o final de maio desse ano. As aulas, lecionadas por professores da FCMMG, serão todas realizadas no campus do Centro Universitário.
Visita
No dia 19 de março, diretores da FCMMG estiveram em Formiga/MG para uma visita ao campus da instituição. Um mês depois, o convênio ? que vai agregar ainda mais valor aos cursos do ICS (Instituto de Ciências da Saúde) do UNIFOR-MG ? foi firmado.

COMPATILHAR: