A coordenadora do curso de fisioterapia do Unifor-MG, Roberta Avelar Araújo Garcia, juntamente com a professora e supervisora do estágio de fisioterapia aplicada à saúde pública, Ywia Danielli Valadares, se reuniu na semana passada com a secretária municipal de Saúde, Luiza Flora de Oliveira, e com a coordenadora de atenção primária, a enfermeira Fabiane Magela Ribeiro, para discutirem a respeito do estágio curricular do curso de fisioterapia, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde.
O encontro ocorreu na sede da pasta. Por meio da parceria entre o Unifor-MG e a Secretaria de Saúde, os alunos, acompanhados dos supervisores, prestam atendimento fisioterapêutico à população atendida pela equipe de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
De acordo com a coordenadora, ficou definido que, a partir do mês de agosto de 2010, os alunos do 8º período de fisioterapia iniciarão os atendimentos às famílias vinculadas às seguintes unidades de saúde: Água Vermelha, Bela Vista, Ouro Negro (Nirmatele) e Sagrado I e II. Os atendimentos, que antes aconteciam quatro vezes por semana, passarão a ser de segunda à sexta-feira, no período vespertino, e os dias serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada unidade.
?A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde beneficia os alunos, assegurando que a prática dos conhecimentos seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, tornando-os capazes de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções, além de assegurar a vivência prática da profissão, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. A comunidade em geral também é beneficiada, pois receberá atendimento de qualidade, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde, assim como o Unifor-MG, que cumpre sua missão, promovendo a interrelação entre comunidade e instituição de ensino? , comenta a coordenadora de fisioterapia.

COMPATILHAR: