Ter que lidar com reformas, construções, projetos, obras e melhorias nas residências não é algo fácil e ter a ajuda de um arquiteto é primordial. Você sabia que existe assistência técnica gratuita em Formiga oferecida pelo Unifor-MG? É o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), um laboratório de prática acadêmica da instituição.

O Emau é destinado à comunidade de baixa renda, especialmente, às pessoas que possuem o Bolsa Família. Ele também firma convênio, condicionado à aprovação do Conselho Universitário, com instituições públicas ou privadas. São oferecidos serviços, tais como, projetos arquitetônicos de reformas, construções, regularização nos órgãos fiscalizadores, consultorias técnicas.

O interessado deve procurar o Emau e descrever sua solicitação. Após a aprovação do Conselho Universitário, uma equipe de estudantes, supervisionada, Marianna Costa Mattos entrará em contato para o desenvolvimento das ações.

São apresentadas soluções a todas as questões e a pessoa assistida é acompanhada até a conclusão do projeto, recebendo orientações e auxílio na legalização da obra. O trabalho terá como enfoque o bem-estar, a qualidade, a viabilidade técnica-legal, o conforto, a funcionalidade e a economia.

Diversos tipos de projetos podem ser desenvolvidos, como projeto de reformas ou de novas edificações, arquitetura de interiores (decoração), projeto de fachadas, orientações de disposições de mobiliário, reformas visando à acessibilidade, consultorias e assessorias sobre problemas em edificações, como mofo, vazamentos, goteiras, trincas e umidade, conforto térmico, lumínico e acústico, dentre outras questões do dia a dia que envolvam edificações e o ambiente construído.

Assistência técnica

A Lei Federal 11.888/2008 assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. Por meio do trabalho desenvolvido no Emau, é possível garantir a efetivação desse direito à população formiguense. O escritório divulga ainda a importância dos serviços de um arquiteto urbanista para a população em geral, demonstrando na prática os benefícios de um projeto desenvolvido por esse profissional.

O supervisor Cézar Augusto destaca que, além disso, permite aos alunos do curso o contato real com o dia a dia da profissão por meio do estágio. Ele argumentou que o Emau qualifica os estudantes para o mercado de trabalho e faz com que o discente tenha a consciência da responsabilidade social da profissão. Complementou que o escritório integra o Centro Universitário à comunidade, sobretudo a de baixa renda, demonstrando o papel transformador da Instituição na realidade na qual ela se insere.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo está localizado no Prédio I do Unifor-MG, ao lado da portaria principal, na Av. Dr. Arnaldo Sena, 328, bairro Água Vermelha. O funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 9h às 13h. Os atendimentos também podem ser agendados pelo telefone: (37) 3329-1400, ramal 1506.

A estagiária Juliana Marinho, o professor Cézar Silvino Figueredo, e os estagiários Páblo Ádam, Luis Fernando, Bruna Matos (Foto: divulgação Unifor-MG)

COMPATILHAR: