No manhã do último dia 05, o professor do UNIFOR-MG e coordenador do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), André Hostalácio Freitas, representando o Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, esteve na sede da ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga/MG) para firmar um contrato de parceria entre as duas Instituições.

A idéia do convênio partiu do Reitor do UNIFOR-MG, que defende uma posição ainda mais atuante socialmente da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), mantenedora do Centro Universitário.

Na oportunidade, o presidente da ACIF, Remaclo Antunes Couto, junto ao advogado responsável pela Câmara Setorial, Sérgio Lopes Rabello, e à gerente executiva, Priscila Nascimento, se reuniram com o professor para a assinatura do documento, que garante mais um serviço com a qualidade ACIF e UNIFOR-MG à comunidade.

De acordo com o professor, o convênio tem como objetivo viabilizar a parceria entre as duas Instituições, no sentido de, juntas, prestarem serviços de mediação, conciliação e arbitragem à população de Formiga e região, incluindo as empresas.

Segundo o representante do Centro Universitário, os benefícios para os acadêmicos do curso de Direito são importantes e de extrema relevância. ?As vantagens para os alunos são imensas, já que o convênio abre mais uma porta de acesso ao conhecimento prático da conciliação, mediação e arbitragem. Por outro lado, também coloca o UNIFOR-MG em posição de destaque, já que não se conhece, em nossa região, outra Instituição de Ensino que desenvolva as referidas atividades. Dessa forma, o Centro Universitário inaugura uma nova parceria com a ACIF, entidade que respeitamos muito, pela seriedade e profissionalismo de seus integrantes, que promete ser de sucesso. O convênio significa uma nova oportunidade para os alunos, que, apesar de já disporem de uma estrutura de primeira linha no NPJ, também terão acesso aos mecanismos afeitos à conciliação, mediação e arbitragem?, enfatiza André.

Como utilizar os serviços
A princípio, os interessados deverão procurar a ACIF e se submeterem a uma seleção prévia. Caso aprovados, poderão usufruir dos respectivos serviços, que serão supervisionados por advogados habilitados da ACIF e do UNIFOR-MG, além de estagiários do NPJ.

Representantes da ACIF
O presidente da ACIF explica que outras parcerias de sucesso com o UNIFOR-MG já existem, como o constante desenvolvimento de projetos e ações, além da promoção de palestras e cursos. ?O convênio não beneficia apenas empresários, mas toda a comunidade, divulgando e facilitando a solução de assuntos em que há divergências entre as partes?, diz.

O advogado da Associação explica que a parceria irá alavancar a Câmara Setorial da ACIF e auxiliar a comunidade, facilitando a relação entre população e empresários, permitindo resolver, mais rapidamente, os problemas relacionados ao crédito. ?O convênio faz com que a ACIF possa, realmente, atuar nos processos de conciliação, mediação e arbitragem. É uma satisfação firmar mais essa parceria com o UNIFOR-MG, a qual irá atender às expectativas do Centro Universitário, da CAMAF (Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Formiga) e da ACIF, na prestação de serviços à comunidade?, explica.

COMPATILHAR: