No último dia 14, às 18:00 h, foi inaugurado o Laboratório de Ciências da Terra do UNIFOR-MG, voltado para os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. O evento contou com a participação da Reitoria, coordenadores, professores, alunos e convidados de uma maneira geral.

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, falou aos presentes sobre a importância de lugares voltados às aulas práticas e sobre a preocupação do Centro Universitário em criar estes espaços e promover, efetivamente, a junção entre teoria e prática e um ensino diferenciado. O coordenador das Engenharias Ambiental e Civil, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira, também se manifestou, enfatizando o quanto o UNIFOR-MG tem investido na infra-estrutura do campus, na formação do corpo docente e na promoção de eventos voltados para esses cursos e na resposta positiva recebida dos alunos, que se esforçam nas aulas e têm participado, efetivamente, das atividades realizadas. O diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, também falou aos presentes sobre a importância do laboratório.

Após o corte da fita e o descerramento da placa, o Prof. Dr. Leyser apresentou o laboratório aos presentes e falou sobre os equipamentos instalados no local, que são modernos e praticamente exclusivos do UNIFOR-MG.

Laboratório de Ciências da Terra
Trata-se um amplo laboratório, localizado no Prédio 05 do campus, que permitirá o estudo dos conteúdos práticos ministrados nas disciplinas de Geologia, Pedologia, Conservação do Solo, Mecânica dos Solos e Recuperação de Áreas Degradadas. Nele, serão feitas desde análises químicas dos solos até procedimentos de obtenção de curvas de adensamento, resistência à penetração e capacidade de suporte a diferentes cargas e pressões.

O coordenador dos cursos fala sobre o estudo dos solos e explica sua complexidade: ?o ensino da Ciência do Solo nem sempre é fácil, pois requer uma gama de recursos didáticos. Vários estudos mostram que há uma grande lacuna nesta área de ensino. Com a inauguração do Laboratório de Ciências da Terra, o UNIFOR-MG passa a integrar um seleto grupo de instituições, as quais atuam em perfeita harmonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais e dentro da realidade brasileira?, confirma.

COMPATILHAR: