O UNIFOR-MG irá promover um curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos, com duração de 40 horas. Os objetivos são desenvolver habilidades de análise e utilização de recursos científicos no cuidado com idosos, nos aspectos físico, mental e social; promover a saúde do idoso e capacitar os cuidadores; além de possibilitar a formação de profissionais para atuarem na atenção interdisciplinar de promoção e reabilitação da saúde do idoso, despertando no participante o interesse pela gerontologia, que é o estudo do idoso, quanto a suas condições de vida normais e patológicas.

O curso de extensão é voltado para profissionais da saúde e demais interessados, desde que possuam Ensino Fundamental completo. O investimento é de 55 reais, sendo necessário um mínimo de 45 alunos para abertura do curso e um máximo de 90 vagas.

A capacitação será coordenada pela Profa. Ms. Maria das Graças Oliveira, também coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFOR-MG, que fala sobre esta oportunidade ímpar de participar de um estudo voltado para a geriatria. ?O envelhecimento da população, além de estatisticamente comprovado por dados dos últimos sensos demográficos, é uma realidade sentida na vivência diária. Dessa forma, o cuidador, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça fundamental na tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional?, explica.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas de 10 de agosto a 18 de setembro, no site do Centro Universitário: www.uniformg.edu.br ou na CAE (Central de Atendimento ao Estudante), Prédio 01 do campus.

Aulas
As aulas serão realizadas no UNIFOR-MG, no período noturno, em dias pré-determinados, nos meses de outubro e novembro.

Conteúdo programático
O conteúdo programático do curso envolve os seguintes itens: envelhecimento humano e legislação do idoso; cuidados com a comunicação e saúde mental do idoso; cuidados domiciliares com o idoso: higiene, alimentação, repouso, atividade física, adaptação do meio ambiente e necessidades fisiológicas do idoso; manuseio e administração de medicamentos; noções de curativo, cuidado com ostomias e prevenção de úlceras de decúbito; noções de sinais vitais (pulso, pressão arterial, respiração e temperatura); urgência e emergência domiciliar com o idoso; e qualidade de vida do cuidador de idoso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 283 0494.

print
Comentários