Os professores do UNIFOR-MG Prof. Ms. Michel Pires da Silva e Prof. Ms. Álisson Marques Silva, juntamente ao ex-aluno Prof. Ms. Thiago Magela Rodrigues Dias, que hoje cursa doutorado na UFMG, participaram do 30º Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia ? CILAMCE. O congresso foi realizado em Armação dos Búzios/RJ, no período de 8 a 11 de novembro.
O artigo apresentado pelos professores e o ex-aluno do Centro Universitário de Formiga intitula-se Algoritmos Genéticos no Particionamento de Modelos em Simulação Distribuída.

O Prof. Ms. Álisson Marques Silva representou o Centro Universitário de Formiga no Congresso. A pesquisa é de grande importância para o meio acadêmico. Publicar e participar de um congresso como o CILAMCE nos coloca em contato com o que está sendo desenvolvido por outros pesquisadores não somente do Brasil, mas também da América Latina. O artigo Algoritmos genéticos aplicados ao particionamento de modelos em simulação distribuída publicado e apresentado no CILAMCE é fruto do trabalho desenvolvido pelo Prof. Michel Pires da Silva com a participação do Prof. Alisson Marques da Silva e do ex-aluno do UNIFOR o Prof. Thiago Magela Rodrigues Dias.
O Prof. Michel também comentou a participação no Congresso. O CILAMCE é um excelente congresso que abrange as áreas da computação e da engenharia e, atualmente, está na classificação da Capes como congresso de nível Internacional. O trabalho submetido e apresentado neste evento aplica técnicas de inteligência artificial, mais especificamente algoritmos genéticos, para prover particionamento de modelos em simulações distribuídas. Objetivou-se com sua publicação prover ao meio acadêmico uma forma de obter partes balanceadas de processos que podem ser executadas de forma distribuída. Sabendo-se que os problemas nesse segmento estão, cada vez mais, complexos, a técnica apresentada no congresso visa auxiliar a tarefa de particionamento e com isso beneficiar a execução de simulações. Como resultado, obtivemos uma melhora no balanceamento de carga e a uma significativa redução da comunicação inter-processos, otimizando assim, a arquitetura computacional envolvida na execução das aplicações.

COMPATILHAR: