No dia 26 de setembro (sábado), o UNIFOR-MG participará do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular ? Ensino Responsável 2009, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). O evento será realizado no Terminal Rodoviário de Formiga, entre as 8 e as 12 horas.
O Dia do Ensino Responsável é um evento que reunirá Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que desenvolvem durante todo o ano.
Do Centro Universitário de Formiga, estarão participando do evento os cursos de Enfermagem, Nutrição, Letras e Biblioteconomia. As atividades cadastradas no site da ABMES foram: Saúde Solidária, Asas da Liberdade e Por Trás das Letras.
O projeto Pro-ação UNIFOR-MG: Saúde Solidária, coordenado pela Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, é um espaço extra-classe, onde acadêmicos da área da saúde trabalham temas diversos relacionados à saúde. Para esta ocasião, o projeto abordará os temas: prevenção de obesidade, hipertensão e diabetes. O grupo responsável pelo tema Hipertensão será composto por estudantes previamente capacitados para aferir pressão arterial. Além de prestar este serviço, os alunos orientarão a população sobre a prevenção da hipertensão, através da distribuição de material explicativo e do diálogo, incentivando a população a fazer o controle da pressão arterial, desmistificando aspectos relacionados ao tema e aconselhando a busca de atendimento médico, quando necessário. A equipe responsável pelo tema Diabetes realizará testes de glicemia capilar. Além disso, os estudantes informarão como prevenir essa enfermidade e orientarão os diabéticos como estes podem amenizar ou evitar complicações decorrentes da doença, aconselhando a busca de atendimento médico, quando necessário. No tema Obesidade e Sedentarismo, estudantes irão calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) das pessoas e receberão orientações sobre uma boa alimentação para melhoria da qualidade de vida. Também será estimulada a prática de exercícios físicos. Alunos do curso de Enfermagem ainda informarão a população sobre como evitar a Influenza A, através de panfletos disponibilizados pela Secretaria Municipal.
O Projeto Leitura: Asas da Liberdade, coordenado pela Prof. Tania de Fátima Gontijo Fonseca, promoverá a cultura da população com relação ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, informando também as atividades que o Centro Universitário de Formiga realiza ao longo do ano. Os acadêmicos, utilizando fantoches, abordarão a população para conscientização sobre a responsabilidade social do UNIFOR-MG.
Os alunos do curso de Letras, que desenvolveram o Projeto Por Trás das Letras, irão trabalhar o tema Reforma Ortográfica. Será montada uma tenda, com cartazes sobre o Novo Acordo Ortográfico e com pitadas de literatura. Também haverá bombonieres com cápsulas recheadas de versos e trechos da nossa literatura. O objetivo principal da atividade é levar à comunidade informações sobre o Novo Acordo Ortográfico e, ao mesmo tempo, oferecer um pouco de literatura, por meio dos cartazes e das cápsulas recheadas.
Segundo a coordenadora do CEPEP do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, o Dia da Responsabilidade do Ensino Superior Particular foi comemorado, pela primeira vez, em 29 de outubro de 2005. Desde então, a data vem sendo registrada pela ABMES e comemorada pelas Instituições com os eventos Ensino Responsável. É um instrumento valioso de conscientização da população e afirmação das ações sociais realizadas pelo UNIFOR-MG.

COMPATILHAR: