Um dos estágios de Fisioterapia, oferecidos pela CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), é o Estágio Aplicado à Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. A fisioterapia aplicada à mastologia é direcionada para as mulheres no pós-operatório do câncer de mama e indicada quando as pacientes apresentam limitação de movimento da articulação do ombro, alteração do esquema corporal, dores no ombro, limitação respiratória e, principalmente, linfedema. As terapias para tratamentos são prestadas pela Clínica, gratuitamente.
De acordo com a Profa. Ms. Ana Paula Maia Lima, uma das fisioterapeutas da CLIFOR, o linfedema é o acúmulo de líquido (linfa) nos tecidos. Com a retirada dos gânglios linfáticos, ocasionada pela cirurgia de câncer de mama, o sistema de condução da linfa fica excessivamente reduzido e, assim, o líquido fica parado nos tecidos do membro afetado, ocasionando alterações posturais, dores, incapacidade de executar atividades no lar e até lesões na pele.
Para o tratamento do linfedema, a CLIFOR realiza as terapias de drenagem linfática manual, enfaixamento, dentre outras, conhecidas como terapias descongestivas.
A fisioterapeuta explica que é necessária uma força externa (drenagem linfática manual) para conduzir a linfa estacionada nos tecidos do braço para outro local, de absorção maior. Essa terapia é associada ao enfaixamento, que consiste em enfaixar o braço que está com linfedema, para manter a pressão produzida no sistema linfático pela drenagem para obtenção de um resultado mais eficaz.
A supervisora Profa. Ms. Ana Paula destacou que o linfedema, dentre outras conseqüências do pós-operatório do câncer de mama, não desenvolve em todas as pacientes, porém, ressaltou que todas as mulheres que já foram submetidas a este tipo de cirurgia estão sujeitas a ela, independente da época em que tenham passado pelo tratamento.
Segundo a professora, é importante a paciente tomar alguns cuidados, pois a produção da linfa no organismo está diretamente ligada à existência de inflamações e/ou infecções.

CLIFOR
A CLIFOR também oferece atendimento fisioterapêutico nas áreas de: ortopedia; reeducação postural; neurologia infantil; neurologia adulto; uroginecologia; pneumologia; cardiologia; DCM; atendimentos a idosos; e hidroterapia, com piscina terapêutica aquecida. O atendimento é voltado para pessoas de baixa renda. O horário de funcionamento da Clínica é das 7 horas às 18h30. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3329-1492.

COMPATILHAR: