Os alunos do quinto período de Administração e oitavo período de Fisioterapia promoveram, no dia 06 de maio, a II FEMAD (Feira Mercadológica da Administração). A exposição ocorreu na Praça de Alimentação do Prédio 01, a partir das 20:50 h, e foi aberta a todos os estudantes, empresários e demais pessoas da comunidade interessadas em ver o exercício dos conhecimentos teóricos ministrados nos cursos superiores do UNIFOR-MG.
O objetivo do evento foi desenvolver as habilidades práticas dos estudantes, no processo de elaboração de pesquisas e desenvolvimento do mix de marketing (praça, preço, produto/serviço, promoção), estimulando, assim, o comportamento empreendedor nos acadêmicos.
Os estudantes montaram onze estandes. Cinco do curso de Fisioterapia, abordando Ergonomia, RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, Estética Facial e Massagem Corporal, e seis do curso de Administração, abordando Festas Infantis, Cerimonial de Casamento, Baladas Noturnas, Reciclagem de Produtos, Estúdio Fotográfico e Cerimonial de Formatura.
A organizadora da Feira, Prof. Dra. Jussara M. S. R. Oliveira, explicou que o estudo e a avaliação foram divididos em duas partes. A primeira foi a exposição dos serviços apresentados na Feira e a outra parte consistiu na entrega do relatório, envolvendo a pesquisa de mercado, planejamento estratégico de marketing, produto, praça, preço e propaganda e, ainda, as dificuldades, pontos positivos e negativos, que podem ser melhorados na próxima edição do evento.
De acordo com a Prof. Dra. Jussara, os alunos foram levados ao exercício prático de atividades que envolvem autodisciplina, sociabilidade, bom senso, afetividade e espírito de equipe. Muitos valores, além do desenvolvimento técnico-profissional, são estimulados em eventos transdisciplinares, como a II FEMAD. Trata-se, assim, de uma prática pedagógica diferenciada, que recria a realidade de mercado, com seus desafios, fracassos e sucessos, afirmou.
A organizadora da atividade ainda comentou que a Feira teve uma grande aceitação do público, superando as expectativas. É importante destacar que a Feira não nasce pronta, a cada ano, ocorre um novo aprendizado. Eventos como a FEMAD buscam despertar no aluno o empreendedorismo, combatendo a inércia frente às adversidades, estimulando sua criatividade, para fazer com que simples idéias se concretizem em negócios efetivos. O sucesso de qualquer empreendimento está relacionado também com a importância de se fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar um negócio. Tomar decisões acertadas é um processo que exige o levantamento de informações, análise da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada. A partir dessas análises, o evento passou a se adequar ao perfil do público e aos objetivos da feira, aliada à disposição dos acadêmicos para adquirir novos conhecimentos, finalizou.

COMPATILHAR: