Entre os dias 8 e 10 de junho, o UNIFOR-MG realizará a V Mostra de Pesquisa e Extensão, no campus do Centro Universitário. O evento contará com minicursos, palestras e apresentação dos resultados das pesquisas e atividades de extensão fomentadas pelos Programas de Iniciação Científica e de Extensão.
Serão ministrados oito minicursos, com temas abordando assuntos relacionados à Estatística Experimental, Fontes de Informação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos, Plataforma LATEX, Questões Éticas na Pesquisa Envolvendo Humanos e Questões Éticas na Pesquisa Envolvendo Animais.
Podem participar do evento, professores e alunos do UNIFOR-MG, profissionais das mais diferentes áreas, acadêmicos de outras instituições e ex-alunos.
Com o objetivo de reconhecer e motivar o aluno pesquisador e extensionista, o Centro Universitário premiará os melhores trabalhos, nas seguintes categorias: bolsista de pesquisa e extensão, dentre os inscritos no programa (PIBIC/FAPEMIG 2007/2008); relator de experiência bem sucedida; e apresentador de trabalho de conclusão de curso.
De acordo com a coordenadora do CEPEP (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a distância), Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, a finalidade do evento é promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica de pesquisa e extensão da comunidade acadêmica do UNIFOR-MG; proporcionar uma integração com outras instituições universitárias da região, incentivando a iniciação à produção científica e contribuindo para a efetivação de uma cultura de pesquisa e extensão; divulgar os trabalhos de pesquisa e extensão do UNIFOR-MG e demais Instituições de Ensino Superior que participarem do evento; além de propiciar aos participantes a identificação de linhas de pesquisa e de extensão.
A Profa. Dra. Ivani comentou que a realização da V Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) é de significativa relevância acadêmica, além de confirmar o compromisso do UNIFOR-MG com o crescimento das suas atividades de pesquisa e extensão, que, articuladas ao ensino, ampliam e qualificam as possibilidades de inserção do Centro Universitário, na comunidade e no meio científico. O UNIFOR-MG está objetivando atender ao princípio acadêmico da formação na sua totalidade, de forma que suas políticas educacionais promovam a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão.
Acreditando ser a atividade de pesquisa e extensão um fator importante na construção do conhecimento, na formação individual com pensamento crítico e na independência intelectual, a Instituição está contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação ética e o compromisso social de seus docentes e discentes, finalizou a Profa. Dra. Ivani.
Inscrições
As inscrições para o evento e minicursos poderão ser feitas entre os dias 1º e 08 de junho, por meio de formulário próprio disponível na Central de Atendimento ao Estudante (CAE). As vagas são limitadas.
Para participar das apresentações de trabalhos, o aluno deve encaminhar o resumo de seu artigo, segundo o modelo disponibilizado no site do UNIFOR-MG, até 1º de junho de 2009, para o e-mail: [email protected].
Programação
08/06
– Abertura no Salão Nobre do UNIFOR-MG Eunézimo Lima, pelo Reitor do Centro Universitário;
– Lançamento do Manual Plantas Medicinais;
– Palestra: A pesquisa/Extensão no Centro Universitário de Formiga.
09/06
– Minicurso 01 – Introdução à estatística experimental;
– Minicurso 02 – Fontes de Informação e Normalização de Trabalhos;
– Minicurso 03 – Plataforma LATEX;
– Minicurso 04 – Plataforma LATEX;
– Palestra: Tempo, espaço e autoconsciência: contribuição na iniciação e apropriação da metodologia científica;
– Apresentação de Trabalhos.
10/06
– Minicurso 05 – Plataforma LATEX;
– Minicurso 06 – Plataforma LATEX;
– Minicurso 07 – Questões éticas na pesquisa envolvendo humanos;
– Minicurso 08 – Questões éticas na pesquisa envolvendo animais;
– Apresentação de Trabalhos;
– Premiação e Encerramento.

COMPATILHAR: