O Centro Universitário de Formiga recebeu a renovação do “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no dia 16 de outubro deste ano

Em documento enviado ao Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância do Unifor-MG (Cepep), pelo presidente da associação, Gabriel Mario Rodrigues, a ABMES manifestou a satisfação em encaminhar o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação do Centro Universitário de Formiga na campanha 2015 do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada de 14 a 19 de setembro.

Para receber o selo, o Unifor-MG promoveu diversas ações dentro da campanha do Dia do Ensino Responsável, no dia 19 de setembro, na cidade de Itapecerica, quando foram oferecidos diversos serviços gratuitos à população.

Durante toda a manhã, a comunidade pôde cuidar da saúde com exames de tempo de sangria, tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, além de orientações gerais de prevenção à saúde, análise de pele, maquiagem, massagem relaxante, sessões de alongamento e conscientização postural. Os participantes também aproveitaram a ocasião para fazer a recuperação de documentos em folha solta (certidões).

As crianças participaram de muitas atividades, como pintura de unha, jogos, pintura de rosto, pintura em desenhos, pintura livre, tatuagens, montagem de lego, brincadeiras e pula-pula. Também houve a distribuição de pipoca e algodão-doce. Os proprietários de animais puderam vacinar cães e gatos gratuitamente. Uma gincana foi realizada com a participação dos alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Construir.

Segundo a coordenadora do Cepep, Ivani Pose Martins, antes, o Dia do Ensino Responsável era realizado em única data, porém, devido à grande adesão e benefícios que essas atividades têm trazido para a comunidade, optou-se por fazer a campanha durante uma semana para oferecer serviços visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Unifor-MG ofereceu serviços por meio de 16 cursos de graduação, com atividades para todas as idades.

O reitor do Unifor-MG agradeceu a Prefeitura de Itapecerica pela parceria e receptividade. De acordo com o professor Marco Antonio de Sousa Leão, o evento na cidade vizinha serviu para garantir, mais uma vez, o selo de “Instituição Socialmente Responsável” concedido pela ABMES, o que prova que o Centro Universitário cumpre com seu papel social.

A iniciativa, criada em 2005, tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES (Instituições de Ensino Superior) nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade.

Conforme a ABMS, a certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha). Assim, o Unifor-MG tem a autorização para utilizar o selo até outubro de 2016, quando um novo será conferido, caso a Instituição volte a participar da campanha.

Unifor-MG

COMPATILHAR: