O Unifor, por meio do curso de ciência da computação, promoveu, entre os dias 26 e 28 de setembro, a XIII Semana de Informática (Seminfo). O evento contou com minicursos, apresentação de painéis e mesa-redonda, e teve como objetivo propor uma atualização de conhecimento aos acadêmicos e interessados da área.
Nos dois primeiros dias de evento até a manhã do dia 28, foram oferecidos seis minicursos: Formatação de textos científicos utilizando LaTEX; Introdução ao uso da ferramenta CASE Erwin integrada à projetos de banco de dados; Instalação e configuração de redes e servidor LINUX Debian; Introdução ao desenvolvimento de aplicações utilizando DELPHI; Introdução à criação de user interface em JAVA utilizando a IDE Netbeans; e Introdução à linguagem de programação Python – uma abordagem orientada à objetos.
Na noite de 28, ocorreu a apresentação de painéis, com o tema: ?Gap entre a prática do dia-a-dia no mercado de trabalho e formação acadêmica dos profissionais de T.I. (Tecnologia da Informação)?, com a participação de representantes das empresas de desenvolvimento de software, Suend Schneider Duarte, da LifeSys Informática e Nefrodata, e Leandro Libério, da FUMSOFT (representante do observatório SOFTEX).
Em seguida, foi realizada uma exposição na Praça de Alimentação 1, sobre informática na vida do homem, como atividade da disciplina Administração ? Empreendorismo.
Para encerrar a Seminfo, uma mesa-redonda reuniu egressos do curso de ciência da computação que narraram suas experiências acadêmicas e profissionais. Participaram: Harley de Faria Rios, analista de T.I. no IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) da cidade de Formiga e professor do curso de ciência da computação do Unifor, formado em 2002; Roberth de Oliveira Corgosinho, analista de T.I. do IFMG de Bambuí, graduado em 2004; Rodrigo Dantas Nunes e Marcos Vinícius Soares, analistas de sistemas da empresa Edil Systems, de Formiga formados em 2006; Breno de Carvalho Costa e Saulo Henrique D?Carlos Barbosa, mestrandos e bolsistas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional do Cefet de Belo Horizonte, graduados em 2009.
De acordo com o coordenador do curso de ciência da computação, professor Alexandre Magno de Sousa, a Semana de Informática é um evento promovido anualmente e visa proporcionar a atualização tecnológica em ferramentas de Tecnologia de Informação, por meio de minicursos de capacitação, além de possibilitar a integração entre o curso e as comunidades acadêmica e empresarial.
?Mais uma vez, a Semana de Informática foi um sucesso, devido a participação ativa de todos os alunos no evento e, principalmente, pela colaboração dos alunos do 8º período, que trabalharam como instrutores e organizadores das apresentações realizadas na praça de alimentação, e pela participação dos professores, que se mostraram envolvidos, ministraram minicursos e deram ideias substanciais para a realização do evento. Também tivemos a honra de receber o público externo durante a realização dos minicursos, alguns atuam na área de T.I. e outros estão fazendo cursos de informática?, disse Alexandre.
O cordenador do curso ressaltou ainda que os representantes das empresas LifeSys Informática/Nefrodata e FUMSOFT prestigiaram o evento com suas apresentações valiosas nos painéis. ?O objetivo foi apresentar aos alunos as necessidades das empresas quanto a profissionais qualificados e prepará-los para a busca de conhecimento constante que o mercado de trabalho exige. E, por fim, a interação dos alunos com os egressos que participaram da mesa redonda foi realmente importante e acredito que a troca de experiências será um marco na vida dos alunos do curso. Para nós, professores, é muito gratificante perceber que o curso de ciência da computação do Unifor forma profissionais qualificados e competentes que engradecem o nome e a marca do Unifor?, concluiu.

COMPATILHAR: