O professor Leyser Rodrigues Oliveira, coordenador do curso de engenharia ambiental e sanitária do Unifor, participará nos dias 1º e 2 de setembro do 4th International Conference on Chemical, Biological and Environmental Engineering (ICBEE 2012), com a temática ?New Aproache in Methods and Methodologies Concerning the Concept Health and Environment?.
Essa quarta edição do Congresso Internacional de Engenharia Ambiental será realizada em Phuket, na Tailândia, onde pesquisadores de todo o mundo discutirão problemas que abordam desde o ensino de novas tecnologias ambientais até a adoção de práticas sustentáveis de exploração e conservação dos ecossistemas, além de apresentarem os resultados de seus trabalhos de pesquisa.
Como representante do Unifor, Leyser Rodrigues Oliveira apresentará o trabalho ?Lead Adsorption and pH Interactions in Brazilian Oxisols?, realizado conjuntamente com o aluno do 10o período de engenharia ambiental e sanitária, Paulo Ricardo Frade, e com os professores Aladir Horácio dos Santos e Ivani Pose Martins de Pádua.
O trabalho dos representantes do Centro Universitário de Formiga foi o único selecionado na América Latina, sendo listado entre os cinco melhores do evento, e será apresentado oralmente, em inglês, durante sessão solene, para uma banca presidida pela professora Ioana Demetrescu, da University Politehnica Bucharest (Romênia), e composta pelos professores Parvinder S. Sandhu, do Rayat & Bahra Institute of Engineering & Bio-Technology (Índia), Mohamed A.M.N. Osman, da Taif University (Arábia Saudita) e Kamel Belhamel, da University of Bejaia (Argélia).
Apesar de ter recebido milhares de inscrições, apenas cem trabalhos, de 20 países, foram selecionados. A entrega dos certificados para os cinco melhores ocorrerá durante o cerimonial de encerramento, nas dependências do Kantary Bay Hotel.
Ao explicar sobre o trabalho, o professor Leyser Rodrigues Oliveira ressaltou a importância do estudo de metais pesados em solos. ?Há muito tempo sabemos dos efeitos negativos dos metais pesados sobre os solos e plantas. O pioneirismo de nossa pesquisa foi centrar-se nos solos de margens de rodovias, local onde, comumente, são cultivadas diversas plantas para alimentação humana e animal. Embora a legislação brasileira proíba o cultivo nessas áreas, conhecidas como ?faixas de domínio?, a ausência de fiscalização e o desconhecimento dos riscos gerados pelos resíduos de combustão de motores, desgaste de pneus e até descarte de lixo, por exemplo, expõem parte considerável da população a problemas de saúde, fatos estes que não podemos negligenciar?.
Leyser Rodrigues também comentou sobre as pesquisas elaboradas na Instituição. ?Nos últimos anos, os diversos projetos desenvolvidos no Unifor aumentaram em quantidade e em qualidade. Vários professores e alunos têm participado de congressos, nacionais e internacionais, sempre apoiados pelo Centro Universitário. No nosso caso não foi diferente, isto é, a Instituição foi fundamental desde o fornecimento de suporte técnico e financeiro até o financiamento da publicação?, enfatizou o coordenador.
A equipe
Leyser Rodrigues Oliveira tem graduação e mestrado pela Universidade Federal de Lavras e doutorado pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2007, é professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFOR. Em 2009, durante o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), realizado na Universidade Santa Cecília, em Santos/SP, ganhou o ?Prêmio Dr. Milton Teixeira? de ?Melhor Projeto de Iniciação Científica do Brasil em Ciências Agrárias e Ambientais?. Também em 2009 recebeu, na USP, o ?Prêmio Dr. Admar Cervellini?, de 3o melhor trabalho de pós-graduação do Brasil. Em 2010, recebeu o título de ?Honra ao Mérito?, durante o 5o Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental, em Passos/MG. Já publicou mais de 80 trabalhos no Brasil e em outros países como Áustria, Suíça, Estados Unidos e Portugal.
O professor Aladir Horácio dos Santos é graduado pelo UNIFOR, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Tem vários trabalhos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, além de dezenas de orientações de TCC. É professor do Unifor desde 1988, atuando em diversos cursos, principalmente nas áreas de Estatística e Probabilidade.
Ivani Pose Martins de Pádua é graduada pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Autora de diversos projetos de pesquisa tem várias publicações em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais. É professora do Unifor desde 2002, tendo sido diretora do Instituto de Ciências da Saúde e, atualmente, é coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP), além de ocupar outros cargos administrativos internos.
Paulo Ricardo Frade é aluno do 10º período do curso de engenharia ambiental e sanitária. Foi monitor da coordenação geral de laboratórios e, posteriormente, bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/FAPEMIG/UNIFOR, desenvolvendo suas pesquisas no Centro de Análises de Águas e Resíduos (CENAR). Com o apoio da Instituição, já participou de diversos congressos no Brasil, publicando cerca de 17 trabalhos, além de atuar, voluntariamente, em várias atividades de extensão.

print
Comentários