De 3 a 5 de maio, a Unipac Bom Despacho realiza as Semanas Integradas de Humanas e Sociais Aplicadas, envolvendo os cursos de educação física, psicologia, serviço social e pedagogia da Faculdade de Educação de Bom Despacho/Faceb. O evento tem como objetivo integrar os alunos e profissionais desses quatro cursos e debater assuntos atuais. Este ano, o tema central será ?Mídia e Formação Humana?. As palestras ocorrem, de 19h às 22h30, no Ipê Campestre Clube de Bom Despacho e na própria faculdade.
A abertura do evento será nesta terça-feira (3), com a palestra-magna realizada por integrantes da ONG Oficina de Imagem, de Belo Horizonte, que falarão sobre o tema ?O papel dos meios de comunicação na formação de crianças e adolescentes?. Durante os três dias de evento também acontecerão palestras sobre os temas: Direitos Humanos e Mídia, Redes Sociais; Geração Y; Mídia e Formação Humana; Práticas Pedagógicas e Inovadoras na Educação Física Escolar e duas sessões de cinema com discussão logo após, com os filmes: Cinco Vezes Favela e Escritores da Liberdade.
De acordo com a coordenadora do curso de psicologia, Maria Lúcia Correa, o tema da Semana Integrada foi pensado com o intuito de discutir a mídia e as contribuições que ela traz para a formação humana. ?Hoje em dia, a qualidade do ensino está sendo discutida, mas não é só a escola quem ensina, queremos falar abertamente sobre o conteúdo que está sendo formado pela mídia, seja ele bom ou ruim, chega uma hora em que é necessário fazer uma reflexão e identificar qual a responsabilidade dos meios de comunicação na formação de cada cidadão?, explica.
Para a vice-diretora acadêmica da Unipac Bom Despacho, Samira Maria Araújo, a Semana Integrada é um evento acadêmico com ênfase no desenvolvimento profissional, que oferecerá inúmeras oportunidades para o aprimoramento dos participantes. ?Mais que aprendizado e atualização, a semana trará o que há de melhor no campo das áreas selecionadas. A proposta é integrar a realidade da profissão com o que é ensinado dentro da sala de aula?.
A atividade consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho que prevê a vivência de políticas e práticas pedagógicas inovadoras que é um dos desafios vigentes na formação inicial e continuada.
Até junho, a instituição vai promover também as Semanas Integradas de Engenharias, Arquitetura e Veterinária.
Programação
03/05 ? terça-feira ? local: Ipê Campestre
19h45 ? Abertura
20h ? Palestra-magna ? ?O papel dos meios de comunicação na formação de crianças e adolescentes? com os palestrantes Marcos Donizzetti e Elziane Lara
21h20 ? coquetel
04/05 – quarta-feira
19h15 ? Palestra ? ?Direitos Humanos e Mídia? ? Palestrante: Kiko Edstron
Local: Arena Cultural
19h15 às 21h ? Palestra: ?O jovem e as redes sociais? ? Palestrante: Kleyson Barbosa
Local: Hall Unipac
20h ? 22h30 ? Sessão de cinema ? Cinco vezes favela
Local: Hall Unipac
05/05 ? quinta-feira
19h15 ? 21h: Palestra: ?Mídia e formação humana? ? Palestrante: Milton dos Santos Bicalho
Local: Multimídia 3
19h15 ? 20h30 ? Palestra geração Y ? Palestrante: Maria Marlene Rodrigues ? Local: Arena Cultural
20h30 ? 22h30 ? Sessão de cinema ? Escritores da Liberdade
Local: Hall Unipac

COMPATILHAR: