Depois de quase um ano fechado, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, reabriu o vertedouro na madrugada desta segunda-feira (18).

O objetivo é liberar água para ajudar a aumentar o nível do Rio Paraná e possibilitar o escoamento da safra de grãos do Paraguai e da Argentina até os portos de Buenos Aires e do Uruguai.

De acordo com os administradores da Usina de Itaipu, a navegação na hidrovia que liga regiões produtoras de soja do Paraguai e Argentina aos portos de Buenos Aires e do Uruguai está prejudicada porque o Rio Paraná está com nível muito baixo. O problema tem sido recorrente por causa da estiagem, que já dura dez meses no Paraná.

Sem essa operação, os países vizinhos teriam enormes prejuízos, ainda conforme a administração da usina.

Depois de reabrir por cerca de oito horas, o vertedouro foi fechado novamente. Nesta terça (19), a mesma operação volta a ser realizada.

O procedimento de reabertura de fechamento deve durar 12 dias. Durante a pandemia e com o isolamento social, a demanda por energia em todo o país e à Itaipu caiu. Por isso, a abertura do vertedouro, para escoar a água do reservatório, não prejudicará a produção de energia pela hidrelétrica, segundo os organizadores.

Matéria do G1

COMPATILHAR: