Nova York, EUA. Beber, fumar e usar drogas ilegais de forma recreativa provavelmente não reduzirão a fertilidade de um homem, segundo um novo estudo. Contudo, trabalhos manuais pesados e o tipo da cueca utilizada podem alterar negativamente a probabilidade de gerar um filho.
Pesquisadores britânicos estudaram 2.249 homens que visitaram clínicas de fertilidade após passarem um ano tentando engravidar a parceira, porém sem sucesso. Os homens responderam questionários completos sobre sua saúde e comportamento. Além disso, cada um deles apresentou uma amostra de sêmen para análise. Os cientistas identificaram 939 homens como pessoas que apresentavam níveis anormais de contagem ou mobilidade de esperma. Alguns fatores inalteráveis foram associados com a fertilidade: cores da pele, histórico de cirurgia nos testículos, idade mais avançada, infecção de caxumba após os 13 anos de idade e febre de duas semanas durante os últimos três meses.
Entre os comportamentos passíveis de serem modificados, trabalho manual e o uso de cuecas em vez de samba-canção também foram associados a contagens baixas de sêmen. Contudo, níveis altos de índice de massa corporal, excesso no consumo de álcool, hábito do fumo e o uso de drogas ilegais recreativas não apresentaram relações diretas com a qualidade do sêmen, segundo os pesquisadores.
Há uma série de recomendações sobre o que os homens deveriam fazer para melhorar a fertilidade, afirma o autor do estudo, Andrew C. Povey, epidemiologista da Universidade de Manchester. Porém, há poucas provas de que esses métodos de fato funcionem. Se um homem quer fazer algo para melhorar suas chances de ter um filho, essa pesquisa comprova que mudar de cuecas apertadas para o estilo samba-canção de fato ajuda.
O estudo completo de Povey foi publicado na versão online na revista Journal Human Reproduction.

COMPATILHAR: