Moradores de Divinópolis que usarem o celular durante busca por serviços da Prefeitura poderão ter o atendimento interrompido. A norma que proíbe a utilização do aparelho nos setores administrativos começou a valer nessa segunda-feira (8).

A portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros dispõe sobre a utilização de aparelhos eletrônicos, tanto pelos moradores da cidade quanto pelos próprios servidores durante atendimento no prédio da Prefeitura.

De acordo com a publicação, “fica vedado o uso de celular pelos cidadãos durante o atendimento realizado nos órgãos municipais, devendo o servidor atendente recusar o atendimento do cidadão que descumprir a orientação”. A portaria ainda informa sobre a colocação de avisos sobre a restrição nos setores administrativos.

A Prefeitura informou que a medida trata-se de uma orientação ao cidadão. O objetivo é não atrapalhar as filas, garantir a qualidade do serviço e agilizar o atendimento.

A Prefeitura não informou de que forma será a aplicação dessa portaria no dia-a-dia.

Além disso, a portaria proíbe também o uso de celular, tablete e MP3 para os servidores públicos municipais durante o expediente de trabalho.

Uso excessivo

Segundo a Prefeitura, o uso excessivo de aparelhos celulares e similares em ambiente de trabalho, para acesso às redes sociais e conversas em aplicativos, principalmente, está causando prejuízos à qualidade e produtividade dos serviços prestados.

O uso de celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico será permitido apenas em situações emergenciais e em situações que mantenha relação direta com o trabalho desempenhado, autorizado pelo chefe responsável.

A portaria prevê punições para quem descumprir.

“Os servidores que descumprirem serão advertidos, e, em caso de reincidência, será instaurado processo administrativo disciplinar, com sujeição às punições estabelecidas no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais”.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: