A partir desta quarta-feira (22), quem andar pelas ruas de Belo Horizonte sem máscaras poderá ser abordado e advertido por guardas municipais.

A proteção individual passa a ser obrigatória na cidade, conforme decreto publicado pela Prefeitura. Estabelecimentos comerciais já podem proibir a entrada de clientes sem o “acessório”.

O uso também é preconizado no transporte coletivo. Com muitos passageiros, os ônibus são locais potenciais para a propagação de vírus. Porém, de acordo com a BHTrans, neste primeiro momento os usuários sem máscaras não serão barrados no embarque, mas orientados pelos motoristas sobre a importância do EPI. Não há previsão de punição mais severa.

A administração municipal espera a colaboração dos moradores. “O uso de máscara é um pedido. A gente não quer ficar brigando, tirando do ônibus, num estado policialesco, mas o que Belo Horizonte vem mostrando é o carinho com o próximo. A máscara é um equipamento importante, orientado pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”, frisou o prefeito Alexandre Kalil, em entrevista na segunda-feira.

Mas os supermercados, no entanto, não podem deixar pessoas entrarem sem a proteção individual. Quem descumprir a determinação terá o alvará de funcionamento suspenso e até cassado.

“Essa lei vai ser muito importante para nós. Tem muita gente vindo sem proteção alguma. Já perdi a conta de quantas vezes pedi a cliente para se afastar de mim”, conta uma operadora de caixa, de 39 anos, que trabalha em um supermercado em Venda Nova.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: