A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa de Caridade de Formiga, será inaugurada na próxima sexta-feira (22), às 14h. Há mais de quatro meses que a UTI está funcionando no hospital.
A solenidade contará com a participação da mesa administrativa do hospital, juntamente com toda a sua equipe, além do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, do deputado federal Jaiminho Martins.
Na oportunidade, o governador falou da importância desses leitos para a região. ?Sabemos que os problemas da saúde na região Centro-Oeste mineira se concentra muito no Hospital São João de Deus em Divinópolis. E agora com esses novos leitos a tendência é que desafogue um pouco. Estou muito feliz em receber este convite do deputado Jaime Martins e quero estar presente neste dia tão importante para o povo de Formiga?, disse.
Para o provedor da Santa Casa de Formiga, Geraldo Couto esse é um importante passo no processo de transformação e fortalecimento da unidade de saúde ?Esses leitos são fundamentais, pois nós vamos poder atender à população da microrregião de Formiga com os 10 leitos de UTI Adulto. Estou muito feliz e em nome de toda equipe da Santa Casa, agradecemos ao governador que estará aqui presente, mas principalmente ao nosso querido amigo e deputado federal Jaime Martins, que se empenhou junto conosco em todas as etapas para que esse sonho se tornasse realidade?.
No dia 11, os pacientes que se encontravam na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), da Santa Casa foram transferidos para o novo espaço da UTI, que conta com dez leitos. A equipe, com cuidado, transferiu, um a um, os cinco pacientes.
Com a mudança, as pessoas que necessitarem da UTI poderão contar com um espaço maior, equipe especializada e estrutura apropriada para situações de média e alta complexidade.
A Santa Casa de Formiga conta com uma UTI de dez leitos e mais cinco leitos extras, que farão parte da UCI, proporcionando e facilitando a rotatividade na UTI.
O começo de tudo
No dia 31 de outubro de 2011 tiveram início as obras da unidade na instituição. Ao todo, são 200 m². No dia 1º de novembro de 2012, a UTI começou a funcionar, oficialmente, no hospital. A equipe é formada por um médico plantonista, cinco enfermeiros, doze técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional para assistência ao paciente e aos familiares.
A obra da UTI foi construída com recursos do Prohosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde) e recursos da Santa Casa.
Todas as adequações físicas realizadas na Santa Casa seguem as exigências determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as normas da RDC50 e o Plano Diretor Arquitetônico do Hospital.

print
Comentários