Desde 1972, por influencia da Organização das Nações Unidas ? ONU, o dia 5 de Junho tem sido distinguido como o dia do Meio Ambiente. Essa data é marcada por atividades de conscientização da importância do uso sustentável dos recursos naturais, que tem se consolidado numa Consciência Sustentável.
Este ano, a Cemig irá comemorar a tradicional Semana do Meio Ambiente da empresa com o tema ?Programa Energia Inteligente?.
O programa, que é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi implantado pela Cemig e o Governo de Minas com o objetivo primordial de disseminar informações e práticas sobre o uso eficiente e sustentável da energia, ressaltando a importância de se investir na redução do desperdício, também como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Os projetos visam desde palestras educativas até a substituição de alguns equipamentos, como lâmpadas, geladeiras, chuveiros, autoclaves hospitalares, beneficiando diretamente as comunidades mais carentes.
Por meio de palestras, as pessoas são convocadas a observar como muitos equipamentos elétricos ficam ligados desnecessariamente.
A economia pode começar já na compra dos eletrodomésticos. Segundo o engenheiro de Soluções Energéticas da Cemig, Luciano Jorge Barreto Salum, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel que mostram o consumo em KWh. O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato é importante observar quanto ele consome de energia. ?Qualidade, bom preço e baixo consumo de energia é a compra perfeita?, completa.
Veja algumas dicas sobre como utilizar a energia elétrica sem desperdícios:
Chuveiro
Este é um dos aparelhos que mais consome energia na residência. O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17 e 22 horas.
Mantenha o chuveiro na temperatura verão. A economia pode chegar a 30%.
Não aproveite ou emende resistências.
Feche a torneira quando estiver ensaboando.
Iluminação
Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais a iluminação natural.
Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Geladeira
Evite abrir a geladeira freqüentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
Não guarde alimentos ainda quentes.
Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado. Faça o seguinte teste para saber se a borracha de sua geladeira precisa ser trocada: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha de vedação. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.
Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Tomadas e fios:
Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
Use fios de bitola adequada. Na hora de fazer a instalação, consulte sempre um técnico especializado.
Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Celulares e Câmeras
Nunca deixe seu aparelho dormir carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Computadores
Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia
Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.
Não deixe os acessórios (impressora, estabilizador, etc) do computador ligados sem necessidad

COMPATILHAR: