Um novo lote com 8.400 doses de vacina contra a gripe (H1N1) chegou a Divinópolis e começou a ser entregue nas unidades de saúde do município na quarta-feira (4) para a campanha de imunização da população. Conforme a Prefeitura, essa pode ser a “última remessa” neste, por isso quem ainda quiser se vacinar deve procurar uma unidade de saúde “o mais rápido possível”.

Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode tomar a dose. Os interessados devem levar o cartão da unidade de saúde e o cartão de vacinação. Para as pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19 ou irão tomar nos próximos dias, deve haver um prazo de no mínimo 14 dias entre uma e outra.

Cobertura vacinal

Segundo a Prefeitura, já tinham sido recebidas 11 remessas no município de Divinópolis, totalizando 85.770 doses de vacina contra a Influenza. Até o dia 26 de julho, haviam sido aplicadas 73.861 doses de um público-alvo estimado em 83.381 pessoas.

Os números correspondem a 69,7% de cobertura vacinal em relação aos grupos prioritários com estimativa e 88,57% de cobertura vacinal geral.

Importância da vacinação

A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Por isso é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

A Influenza

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

Fonte: G1

COMPATILHAR: