São Paulo dá início nesta quinta-feira (25) à campanha de vacinação contra febre amarela em regiões consideradas de risco. A dose fracionada será distribuída em bairros da capital e em 53 outras cidades. O mutirão pretende vacinar 9 milhões de pessoas, segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No Rio de Janeiro, a campanha também começa nesta quinta-feira na capital e na Região Metropolitana. A princípio, cerca de 5 milhões de pessoas ainda precisam ser imunizadas nesta região.

A vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, só que em menor quantidade. Ela equivale a um quinto de uma dose (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1ml. A diferença está no tempo de proteção: a dose padrão é para toda a vida, já com a dose fracionada, a duração é de pelo menos 8 anos. O governo optou por este fracionamento para que seja possível ampliar a cobertura com as vacinas disponíveis.

Neste primeiro momento, os moradores das áreas de risco na capital receberão senhas em suas residências para tomar a vacina. Não haverá distribuição de senhas nas unidades de saúde.

Somente os inscritos no Programa Saúde da Família vão receber as senhas. Para quem não está cadastrado, a orientação é procurar uma UBS com o comprovante de residência para provar que mora na área de abrangência da campanha.

Com o início da vacinação fracionada, a vacinação com dose convencional deixará de ser aplicada na cidade de São Paulo na maioria dos postos. A dose, cinco vezes menor, garante a imunidade por, no mínimo, 8 anos.

Mesmo com o feriado municipal por conta do aniversário de 464 anos da capital paulista, as autoridades decidiram antecipar em um dia o início da campanha na cidade – antes, havia sido divulgado que o mutirão se daria no dia 26. A campanha que começa nesta quinta se estende até o dia 17 de fevereiro.

Cidade não registrou casos autóctones

Até o momento, a cidade de São Paulo não registra nenhum caso de contaminação por febre amarela autóctone em humanos, ou seja, que foi contraído no próprio município. Os casos registrados da doença em humanos foram contraídos em outros municípios.

Após a morte de um macaco ser registrada no Zoológico de São Paulo, na Zona Sul da capital, quatro novos distritos foram incluídos no programa de vacinação.

Viajantes para destinos nacionais e internacionais

As pessoas que estiverem com viagem marcada para as áreas consideradas de risco de contaminação de febre amarela, têm 17 unidades de saúde disponíveis para se vacinar com a dose fracionada a partir de segunda-feira (29). A Secretaria Estadual de Saúde recomenda que, se possível, não haja este deslocamento.

Desses postos, três também fazem a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Quem tem viagem agendada para o exterior para áreas de risco e precisa da vacina receberá a dose completa nos seguintes postos: UBS Jardim Miriam II (Cidade Ademar), UBS Jardim Edite (Itaim Bibi) e Hospital Dia da Rede Hora Certa da Penha.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: