A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada em todos os postos de saúde de Formiga, de 8 (sábado) a 28 de novembro. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% das crianças.
A vacinação será realizada durante a semana e aos sábados, das 8h às 17h. Também será colocado um posto volante na Praça Getúlio Vargas, como ponto estratégico para facilitar a vacinação.
O público-alvo para a vacinação da poliomielite é composto por crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos; e de sarampo é a partir de 1 ano até 5 anos.
Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso. Segundo o site do Ministério da Saúde, a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito. O sarampo é uma das principais doenças de mortalidade entre crianças com menos de 5 anos de idade.
?É necessário que as crianças estejam devidamente acompanhadas com os pais ou responsáveis, com o cartão de vacina para que seja também verificada a situação vacinal?, disse o coordenador de Epidemiologia, Mardem Daniel Muniz.

O lançamento da campanha em todo o Brasil ocorreu na quinta-feira passada (30), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

COMPATILHAR: