A vacinação contra a rubéola, que começou no dia 9 de agosto e que segundo o Ministério da Saúde será a maior campanha de vacinação do mundo, já vacinou mais de 6000 pessoas em Formiga e pretende vacinar 70 milhões de brasileiros.
A campanha de vacinação, que irá até o dia 12 de setembro, já havia começado nas zonas rurais do município no dia 2 de agosto, mas na cidade começou oficialmente no dia 9. Em Formiga, as Unidades Básicas de Saúde ? UBSs funcionarão de 08h00 às 17h00, e prolongarão seu horário de funcionamento às terças e quintas-feiras, para até às 20h00.
Também foi instalado um posto de atendimento volante em frente à antiga Minas Caixa, que está funcionando das 13h00 às 17h30 e ficará neste mesmo local, diariamente, até o dia 22 de agosto. Segundo a Secretaria de Saúde, também haverá vacinação contra a rubéola nas escolas da cidade.
O total estimado de pessoas a serem vacinadas em Formiga é de 30662, e somente no sábado foram vacinadas 17,8% dessas pessoas, o que, segundo Juliana Silva Castro, Coordenadora do Setor de Epideomologia, é um bom número.
A vacinação contra a rubéola é eficaz em quase 100% dos casos, deve ser aplicada em crianças de 15 meses de vida, em jovens e adultos com idade entre 12 e 39 anos e é contra-indicada em gestantes e pessoas com imunodeficiência. As mulheres que recebem a vacina contra a rubéola devem evitar a gravidez, pelo menos, nos 30 dias seguintes à aplicação.

Poliomielite
Também começou no dia 9 de agosto a segunda etapa da vacinação contra a Paralisia Infantil, onde crianças com idade entre 0 e 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina.
Somente no sábado, 56% das 4297 crianças foram vacinadas. A meta é de 95% das crianças com essa faixa etária tomem a vacina. A campanha se estenderá até o dia 22 de agosto e essas crianças também podem ser vacinadas no posto de atendimento volante instalado em frente à antiga Minas Caixa, basta que o responsável compareça ao local com a criança e o cartão de vacinação.

COMPATILHAR: