Vacinação irregular de terceira dose e atrasos no complemento vacinal com a segunda dose estão entre os problemas enfrentados pelos municípios mineiros na campanha de imunização contra a covid-19. A reportagem da Itatiaia fez um recorte com correspondentes das principais regionais do estado. 

Zona da Mata 

Na Zona da Mata, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), casos de vacinação de terceira dose foram registrados em Rio Novo, Viçosa, Chácara e Juiz de Fora. As superintendências regionais de saúde de Juiz de Fora e Barbacena também investigam casos similares. 

Triângulo Mineiro

Apenas a Prefeitura de Uberaba se posicionou sobre a vacinação com mais doses do que o preconizado pelas autoridades em saúde. Até na sexta-feira (9), houve um caso de terceira dose. Em nota, a prefeitura diz que outros casos suspeitos são investigados. Erros no sistema de digitação também podem ser motivo para o registro de terceira dose.

Sul de Minas 

Não há denúncia ou suspeita de aplicação de terceira dose contra a covid-19 no Sul de Minas. Em Varginha, a prefeitura publicou decreto afirmando que os casos serão encaminhados à polícia. O município garante estar preparado para evitar casos do tipo.

Norte de Minas

Em Montes Claros, não houve registro de pessoas que tomaram a terceira dose. O município, no entanto, enfrenta dificuldade para a vacinação da segunda dose. Cerca de 2 mil pessoas não retornaram aos postos para completar o esquema vacinal. 

Belo Horizonte 

Problema similar enfrenta a capital mineira, onde mais de 30 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos, ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina Coronavac e 10 mil estão com a segunda dose da AstraZeneca atrasada. 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: