A 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2009, encerrada em 31 de maio, teve um saldo positivo em relação ao ano passado. Em Formiga, 98,27% de aproximadamente 72 mil bovinos foram vacinados. No ano passado a porcentagem foi de 92,14%.
Já em Minas Gerais, o índice de vacinação foi de 97,7%, a meta obtida em 2008 foi de 96,6%. A 1ª etapa da vacinação envolveu 22 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, nos 853 municípios mineiros. A 2ª etapa acontece em novembro e contempla apenas animais com até 24 meses.
Os pecuaristas tiveram até o dia 10 de junho para comprovar, nas unidades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de seus municípios, a imunização de seus animais. A grande adesão à campanha demonstrou que, cada vez mais, os 337 mil produtores estão conscientes sobre a importância de manter Minas Gerais com o status de livre da febre aftosa.
Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, mesmo com o bom resultado obtido é preciso manter a guarda contra a febre aftosa. ?Apesar do alto índice de vacinação em Minas, é preciso manter a atenção e a precaução contra a doença?, afirmou o dirigente. Ainda segundo ele, ?para vencer à aftosa, é preciso vontade política, criação de uma forte estrutura de fiscalização e vigilância, além da efetiva participação da iniciativa privada?.
Altino Rodrigues explicou ainda que, há 13 anos, não se registra um único foco de febre aftosa em Minas Gerais. Ele ressalta que poderiam solicitar à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o status de área livre sem vacinação e que o impacto desse reconhecimento para a economia mineira seria enorme, não apenas no que se refere a preços, mas também no acesso aos mercados mais competitivos, como Estados Unidos e Japão. ?Entretanto, entende-se que essa não é uma ação que se deve tomar isoladamente. Ela deve ser tomada regionalmente, ou seja, consenso entre os estados?, finalizou o diretor-geral.
Além de fiscalizar a vacinação dos produtores, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem outras ações que reforçam o controle sanitário, como fiscalização do trânsito de animais e sorologias que monitoram a circulação do vírus da febre aftosa no Estado.
O IMA faz um comunicado a todos os 15 alunos treinados para vacinarem os bovinos a comparecerem na sede do órgão, localizada na praça Getúlio Vargas, 18, prédio da antiga Minas Caixa, para fazer o recadastramento no Projeto de Agentes de Saúde Agropecuários (Pasa).

COMPATILHAR: