A Secretaria de Saúde em Formiga fará uma intensificação da vacina contra a hepatite B, de 9 a 20 de abril. As unidades de saúde do município estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, para vacinação da população até 29 anos.
As pessoas que estiverem dentro dessa faixa etária e não estão com a vacina de hepatite B completa deverão comparecer nos postos de saúde com o seu cartão de vacinas. A vacinação contra hepatite B é feita em três doses e quem não tiver as três doses registradas no cartão não está protegido contra o vírus.
O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina contra hepatite B até a idade de 29 anos, visando à prevenção da doença e de suas complicações. A hepatite B é uma doença viral e infecciosa. A doença pode se desenvolver de forma assintomática (não manifesta nenhum sintoma) ou sintomática (com manifestação). É responsável por grande número de casos de cirrose hepática e câncer de fígado.
A vacinação é uma medida de prevenção e controle mais segura e eficaz e de maior impacto contra a hepatite B. A vacinação foi implantada no Brasil em 1989 para as crianças menores de um ano, em 2001 foi ampliada para até a idade de 20 anos e 2011 para a idade de 24 anos e agora em 2012 para a idade de até 29 anos.
O Ministério da Saúde também libera a vacina para pessoas acima de 29 anos nas seguintes situações: manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homossexuais, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores de HIV, bombeiros, policiais e profissionais de saúde.

COMPATILHAR: