Será realizada neste sábado, 14/05, em todo o Brasil, a vacinação de crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil. O slogan da campanha este ano é o ?Tem que vacinar, não pode bobear? e a meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% das crianças.
De acordo com Juliana Silva Castro, coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, pela meta do Ministério, Formiga precisaria alcançar um total de 5312 crianças imunizadas contra a poliomielite. O problema é que já há alguns anos que a meta estabelecida não é alcançada. Questionada sobre o motivo, Juliana esclarece. ?De acordo com o IBGE, Formiga tem 5591 crianças menores de 5 anos, porém, diante de todo o trabalho realizado pela Secretaria, nós acreditamos que esse número está superestimado. O que o IBGE faz é uma projeção. Nunca existem problemas em relação à vacinação das crianças e os pais têm plena consciência da importância da vacina?, esclarece a coordenadora.
Durante essa semana será feita a divulgação nas casas sobre o dia da vacinação. Nas comunidades rurais, há um calendário à parte. Lá, as crianças já estão sendo vacinadas. No dia 14, será montado um posto volante na Praça Getúlio Vargas, das 8h ao 12h30, com atrativos para as crianças, como pipoca, algodão doce, entre outros.
O Brasil recebeu em 1994 um certificado internacional que comprovava que o país estava livre da doença. Porém apenas com a manutenção constante, através da vacinação é que esse quadro irá se manter.

COMPATILHAR: