Por conta dos graves efeitos colaterais causados pela vacina contra raiva usada no ano passado (até mesmo morte de animais em alguns estados), o Ministério da Saúde resolveu adiar este ano a vacinação gratuita. Tradicionalmente, em julho e em agosto ocorre a campanha.
Em Formiga, não há previsão para o início da vacinação antirrábica, segundo informações da fiscal sanitário da Secretaria de Saúde Thaíse Freitas Ribeiro. De acordo com ela, o governo federal não divulgou o calendário de vacinação nem liberou as vacinas.
Em busca de mais informações sobre o motivo do atraso da campanha de vacinação contra a raiva, a funcionária da secretaria disse que somente a veterinária Fernanda Pinheiro Lima, da Vigilância Sanitária, poderia esclarecer o assunto. Ela está de férias e retornará ao trabalho em outubro.
O atraso da vacinação afeta quase todos os estados brasileiros. Somente no Nordeste e nos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul, onde o risco de circulação da raiva entre animais é maior, o medicamento já foi distribuído.
Devido às reações relatadas em 2010, a vacina distribuída foi novamente testada. A análise em camundongos mostrou que algumas amostras tiveram resultado insatisfatório quanto à inocuidade, que é capacidade de um produto não produzir nenhuma reação inesperada. Os resultados mostraram ocorrência de reações graves acima do esperado. Com isso, a campanha de 2010 foi suspensa e as doses que ainda estavam com o Ministério e as Secretarias Estaduais de Saúde ? cerca de 18,7 milhões ? foram recolhidas pelo fornecedor para reposição posterior.
Vacina paga
Para os donos de cães e gatos que não querem esperar pela campanha de vacinação gratuita, as clínicas veterinárias de Formiga disponibilizam a vacina antirrábica Defensor (importada) pelo preço de R$15.
Orientações
A raiva é uma doença contagiosa, transmitida pelo contato, de caráter agudo, ou seja, quando os sintomas aparecem são de forte intensidade e podem levar a morte. É causada pelo Rhabdovirus, que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Além da transmissão entre cães, gatos e até morcegos, a raiva também pode afetar os seres humanos.
O Ministério da Saúde reforça as orientações para os donos de cães e gatos. Caso identifique suspeita de raiva, eles devem isolar o animal e chamar ajuda especializada, que pode ser a de técnicos da Vigilância Sanitária ou a de um veterinário da Secretaria Municipal de Saúde para que as providências adequadas sejam adotadas.
Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve-se lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro.

COMPATILHAR: