A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta terça-feira (11), que a vacinação de grávidas na capital mineira está sendo feita com imunizante da Pfizer, e não com Astrazeneca.

Pela manhã, a Anvisa orientou municípios a suspenderem a vacinação de grávidas com o imunizante produzido pela Oxford.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que segue as orientações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e que todas as gestantes com comorbidades ou não que se cadastraram no portal da prefeitura, até o dia 3 de maio, estão sendo vacinadas com a Pfizer”, informou a PBH. A Prefeitura de BH não declarou quantas grávidas já foram vacinadas na cidade.

Já o governo de Minas Gerais informou que aguarda posicionamentos para tomar medidas – as cidades do interior do Estado estão recebendo doses Astrazeneca direcionadas a gestantes desde o dia 4 de maio. “Sobre a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender a Astrazeneca em grávidas e puérperas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aguarda posicionamento e orientações do Ministério da Saúde para definição sobre as medidas a serem tomadas”, comunicou em nota à imprensa.

Ao menos dois municípios mineiros, no entanto, já se manifestaram e iniciaram a suspensão da vacinação de gestantes: Betim, na região metropolitana é um deles. Segundo o secretário adjunto de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares, nesta terça-feira (11) estava previsto a continuidade da vacinação deste público-alvo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Foram distribuídas pelo governo de Minas 2.900 doses AstraZeneca para imunização das gestantes. “Felizmente, não houve nenhum registro de mulheres que tiveram reações adversas graves por causa do imunizante. De qualquer forma, orientamos que as gestantes fiquem atentas e procurem a unidade de saúde mais próxima, caso sinta algum sintoma diferente. Assim, ela será acompanhada pelas equipes de saúde do município”, salientou. “Agora, estamos aguardando as novas recomendações da Anvisa para saber como deveremos proceder”, completou o secretário adjunto.

Outra cidade que suspendeu a vacinação de grávidas foi Viçosa, no Sul de Minas Gerais. “O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos recentes), com comorbidades contra a Covid-19, prevista para esta terça-feira, 11, está suspensa, temporariamente”, informou em nota à imprensa.

Entenda

Na manhã desta terça-feira, após a morte de uma grávida que foi imunizada com a vacina de Oxford/AstraZeneca, no Rio de Janeiro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina em gestantes. 

Na bula da vacina Astrazeneca, não consta a indicação para o uso em gestantes, mas inicialmente o Ministério da Saúde repassou doses desse imunizante para a vacinação de grávidas. Já a orientação da Anvisa é para que sejam seguidas as orientações do fabricante.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: