A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada durante os meses de abril e maio, imunizou 87% das pessoas com mais 60 anos, ultrapassando em 7% a meta prevista pelo governo.
Os resultados obtidos pelos estados e municípios foram divulgados na terça-feira pelo Ministério da Saúde e de acordo com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penha, foram excelentes, ao superar as expectativas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Região Centro-Oeste liderou a lista de cobertura de vacinação com 96,63% de idosos imunizados, seguida da Região Norte com 94,24% e da Região Nordeste com 87,62%. Com o slogan Não Deixe a Gripe Derrubar Você. Vacine-se, a campanha superou também o número de imunizados em 2006 e 2007, quando 13,5 milhões e 13,8 milhões, receberam a vacina.
Ao todo, foram aplicadas 14.030.311 doses, a um custo de R$ 127 milhões, conforme dados do balanço da campanha. Em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em população de idosos, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde informa que a vacina reduz em 50% as doenças relacionadas à gripe e 32% das internações por pneumonia. As informações são da Agência Brasil.

COMPATILHAR: