Nesta sexta-feira (9) termina a campanha nacional de vacinação contra a rubéola. Em Minas Gerais, a cobertura geral até o momento é de 95,84%. Apesar de atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde que é de, no mínimo, 95%, o número de homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos vacinados ainda não chegou a 94%. A meta geral foi atingida devido à soma com o número de pessoas vacinadas na faixa etária de 12 a 19 anos. Nessa faixa, a meta da Secretaria Estadual de Saúde era de vacinar 2.776.100 pessoas. Até o momento, já foram vacinadas 2.960.775, o que corresponde a 106,65%.
Formiga faz parte da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis (GRS/DIV), com outros 53 municípios e já bateu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
Segundo Juliana Silva Castro, chefe do setor de Epidemiologia do município, os relatórios que apresentam os números de pessoas vacinadas em Formiga, já foram enviadas para o Ministério da Saúde
Certificação
Após constatado pelos órgãos responsáveis que o município alcançou a meta de vacinação, a Gerência Regional de Saúde emitirá um certificado de que Formiga está imunizada contra a Rubéola.
Castro diz que ainda não há previsão para a data de recebimento de tal certificado, já que os responsáveis por oferecer a certificação visitarão pessoalmente todos os municípios para a entrega da mesma.
A proposta do Ministério da Saúde é promover monitoramento dos 5.564 municípios brasileiros para que a campanha possa alcançar a cobertura mínima geral em todo o país. No Norte de Minas, a Vigilância Epidemiológica está monitorando os municípios para certificar se todos os moradores realmente foram vacinados.
As pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina devem procurar as unidades de saúde até 9 de janeiro. As gestantes podem se vacinar a qualquer época, após o parto.

COMPATILHAR: