A preocupação com a alimentação saudável tem levado os consumidores a optar cada vez mais por alimentos sem agrotóxicos. Os principais motivos são o sabor atraente, maior teor nutricional e a técnicas de cultivo que ajudam a preservar o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o alimento não possui agrotóxicos ou agentes químicos, como os pesticidas, para evitar pragas e ervas daninhas.
De acordo com a nutricionista Lívia Zimmermann, o consumo diário dos agrotóxicos que estão nos alimentos pode intoxicar o organismo, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças, desde alergias até o câncer.
A dona de casa mais atenta pode observar uma película meio esbranquiçada na casca do tomate. É o sinal da presença dos aditivos químicos. Por isso, troque o tomate convencional pelo orgânico. Além do tomate, outros alimentos são campeões em quantidade de produtos químicos como o morango, a melancia, o melão, a abóbora, enfim as frutas rasteiras, além do mamão e das verduras (legumes e folhas).
Caso você tenha o hábito de frequentar feiras, sacolões e mercadinhos próximos da sua casa, vai uma dica: alimentos orgânicos tendem a ter um aspecto mais feio. Isso reflete tanto no tamanho da fruta, quanto na coloração. O alimento orgânico geralmente é menor e a cor é mais discreta.

COMPATILHAR: