Enquanto torcem por nova prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os produtos da chamada linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos), que termina neste domingo (31) os grandes varejistas brasileiros já planejam prolongar as promoções e manter preços mais baratos enquanto durarem os estoques.
O IPI reduzido foi uma estratégia do governo anunciada em abril do ano passado para minimizar os efeitos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira. Desde então, já foi renovada duas vezes, em junho e em outubro do ano passado.

De acordo com empresas e entidades as grandes redes defendem e até negociam diretamente com o governo para que o imposto menor seja mantido para esse tipo de produto, já que a medida tem se refletido em vendas maiores desde a sua instituição.
Técnicos do Ministério da Fazenda confirmam que representantes do setor de eletrodomésticos já se reuniram com integrantes da equipe econômica e pediram uma nova prorrogação do benefício. Entretanto, informam que nada teria sido decidido até o momento.
Promoção prolongada
De acordo com o Carrefour, a intenção da rede é manter os preços reduzidos dos produtos de linha branca até o fim dos estoques, que em média duram 40 dias. A rede acredita que a prorrogação da medida continuará beneficiando os diversos elos da cadeia de consumo ? clientes, indústria e varejo, informou o grupo francês em comunicado.
Estratégia semelhante à do Grupo Pão de Açúcar, que detém as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, prepara uma série de ofertas e promoções de produtos de linha branca pela internet e nas lojas do Extra e do Ponto Frio a serem realizadas ao longo da semana.
Em nota, o grupo diz que a medida impulsionou as vendas da companhia. Só em janeiro de 2010, as vendas de linha branca no Grupo cresceram 35% se comparado com o mesmo mês de 2009.
O Wal Mart também afirma que irá manter os preços menores até o fim dos estoques, mas não informou em quanto tempo isso deve ocorrer. A rede diz que espera um aumento de vendas de 40% neste final de semana.

COMPATILHAR: