Na véspera do Natal de 1995, a produtora Lucy Barreto recebeu de Carmen L. Oliveira um exemplar do livro Flores raras e banalíssimas, recém-publicado pela Rocco. Não parou de lê-lo até a manhã de 26 de dezembro, quando ligou para a autora dizendo: ?É meu. Não sei quando nem como, mas vou fazer essa história?. Pouco depois, Lucy deu outro telefonema, dessa vez para Glória Pires: ?Só você pode fazer a Lota?, avisou. Quase 18 anos depois dessa epifania natalina, chega aos cinemas Flores raras, filme de Bruno Barreto sobre o relacionamento da poeta americana Elizabeth Bishop com a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares nas décadas de 1950 e 1960, e a influência da escritora na cultura da época.
O segundo da lista tem perfil totalmente diferente. O tempo e o vento, adaptação de Jayme Monjardim para a clássica saga de Érico Verissimo, estreia em 20 de setembro.
Crianças à vista
A intenção inicial era que o lançamento de O menino no espelho coincidisse com os 90 anos de nascimento de Fernando Sabino, em 12 de outubro. Questões mercadológicas adiaram a chegada do longa-metragem ao circuito comercial para janeiro ? férias de verão, época nobre para filmes dirigidos ao público infanto-juvenil. Dirigido por Guilherme Fiuza e produzido pela mineira Camisa Listrada, O menino no espelho, já em fase de finalização, foi rodado há um ano na região de Cataguases, Zona da Mata.
Publicado em 1982, o livro compila histórias do garoto Fernando Sabino na Belo Horizonte da década de 1920.
Vem aí:
25 de outubro
O aprendiz ? Adaptação do primeiro livro da série As aventuras do caça-feitiço, de Joseph Delaney, sobre o jovem que luta contra espíritos do mal no século 18
1º de novembro
O jogo do exterminador ? Inspirado no livro de Orson Scott Card, é ambientado no futuro, depois de uma guerra alienígena aniquilar boa parte da humanidade
15 de novembro
Em chamas ? Segunda sequência da trilogia Jogos vorazes, best-seller juvenil de Suzanne Collins
13 de dezembro
O Hobbit ? A desolação de Smaug ? Segunda parte da adaptação de Peter Jackson para o romance de J. K.K. Tolkien

COMPATILHAR: