Como se não bastasse a falta de água em vários bairros de Formiga, no final da tarde dessa terça-feira (26), um vazamento na caixa d’água instalada pelo Saae no bairro Novo Horizonte causou revolta nos moradores que filmaram a cena e divulgaram nas redes sociais.

O vazamento teve início por volta das 17h30 e foi contido por funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) às 19h. De acordo com o diretor da autarquia, José Pereira de Sousa (Capitão Sousa) o vazamento foi ocasionado por uma falha na boia da caixa. “A boia é automática e o display do equipamento não funcionou. Assim que soubemos do problema enviamos funcionários ao local”. 

Telefones do Saae

Alguns moradores reclamaram por não conseguirem entrar em contato com o Saae para informar a autarquia sobre o vazamento.  De acordo com Capitão Souza, o problema com as ligações do Saae não é falta de funcionários, mas sim a demanda de ligações. “Temos dois telefonistas que trabalham em horário comercial (das 8h às 18h) para atender à população. A demanda do Saae aumentou devido à falta d’água. O número de atendimento à população (3329-2750) possui uma central que consegue deter 40 ligações, que são atendidas conforme a ordem de chegada. Algumas pessoas demoram a relatar o problema ao telefonista que pacientemente ouve as histórias, mas enquanto isso, outras pessoas aguardam para serem atendidas. Isto dá a sensação de que não há funcionários no Saae para atender as ligações”, explicou.

Ainda segundo Capitão Sousa,  o Saae possui uma equipe de plantão para realizar os serviços de emergência como vazamentos de água tratada. “Durante o período de plantão, os próprios funcionários atendem as ligações. A grande maioria das ligações que chegam é sobre relatos de vazamento de esgoto, o que não fazemos durante o plantão. Gostaria de deixar bem claro que os funcionários que trabalham durante o plantão fazem apenas serviços de emergência, como o que ocorreu no Novo Horizonte”.

COMPATILHAR: