O problema é antigo, mas nos últimos dias,um vazamento na tubulação subterrânea da adutora de captação de água bruta do Saae no bairro São Raimundo, que passa por debaixo da casa de Lourdes Maria Leal Santos, de 48 anos, tem tirado o sono e a paz da dona de casa e de sua família.
Há anos, a moradora da rua Eurípedes Donizette da Silva convive com o problema que se agravou nos últimos dias. A tubulação da adutora do Saae passou por uma limpezaem toda a sua extensão, aumentando de forma considerável o volume de água por ela transferido e em consequência, vazamentos em seus pontos vulneráveis, como aquele.
Ali, milhares de litros de água minam por debaixo da residência de Lourdes Maria, comprometendo ainda mais a estrutura da residência. Muita água escoapelas ruas do bairro, que não são calçadas, causando grandes erosões.?As paredes da minha casa estão encharcadas e mofadas. O passeio está todo trincado e o piso do quarto da minha filha está cedendo e trincando. Há dias que acordo no meio da madrugadae fico no quarto dela com medo de que ocorra alguma coisa pior?, conta a dona de casa, que já buscou ajuda no Saae, dezenas de vezes, e escutou todo o tipo de resposta.
?Já me disseram que a tubulação ia ser trocada, estava comprada e demorava quase um ano para ficar pronta. Depois disseram que não tinha dinheiro para fazer a obra e, agora, dizem que vão trocar em breve, mas nada muda aqui senão para pior?, explica a dona de casa que, no dia da limpeza da tubulação, ficou boa parte do dia assentada no passeio em frente à residência, sem coragem de entrar, por medo de um desabamento.
Com o serviço do Saae, caixas de inspeção transbordaram há poucos metros da casa de Lourdes, devido ao aumento do fluxo de água. ?Eu moro nesse local há 9 anos e nunca vi isso acontecer (caixas transbordarem), foi apavorante! A água minou dentro da casa e não parava. Isso está me adoecendo, preciso que seja consertado urgentemente?, desabafou
Há algum tempo funcionários do Saae realizaram algumas obras de contenção na parede frontal da residência (pilares de sustentação) para amenizar o perigo e ganhar tempo até que fosse possível a substituição total da rede de adução naquele ponto.
No Saae
A par do assunto, o diretor do Saae,Ney Araújo, afirmou que se trata mesmo de uma obra de cunho emergencial. ?Tem que ser feito o mais rápido possível. Esse caso faz parte das nossas prioridades?, afirmou o diretor, mostrando o livro de registros de obras importantes, onde consta o problema existente na casa de dona Lourdes.
Segundo o diretor, foi feito pela Câmara esse ano, um repasse no valor de R$500 mil que serão utilizados para arcar com gastos do aluguel de caminhões e com a troca da tubulação nas proximidades e naquele trecho da ruaEurípedesDonizette da Silva. ?Estamos na etapa burocrática de compra, mas não vai demorar não. Realmente se fizéssemos a substituição com a tubulação de ferro, a entrega desse material demoraria, pelo menos 8 meses. Devido a isso, decidimos fazer de PVC, tubo de 500 milímetros. Vai durar até mais tempo e acabar com o problema da moradora e com o desperdício de água em razão dos vazamentos?, informou o diretor que ainda garante que será modificada a trajetória da canalização. ?A tubulação será retirada de debaixo de residências como a de dona Lourdes, e a nova tubulação correrá pelo centro da via pública, até chegar na estação elevatória. Em breve essa situação, que é urgente, estará resolvida. Feito isso, será até possível se investir no calçamento daquela rua?, finalizou Ney Araújo.

COMPATILHAR: