As estações do ano como o verão e o inverno podem alterar a forma como uma pessoa come. Entre as razões podem estar a temperatura – que obriga o corpo a buscar mais ou menos energia – ou até mesmo a disposição das pessoas ao verem o Sol raiando forte ou um dia nublado.
Nutricionistas afirmam que as refeições são diferentes de acordo com a época do ano. Com isso, eles também montam dietas adequadas aos pacientes que sofrem ao comer muito ou pouco após a passagem dos meses.
Para Antonio Augusto Fonseca Garcia, coordenador da unidade técnica do Conselho Federal de Nutricionistas, sair da dieta saudável durante festas de fim de ano ou mesmo em períodos de hibernação no inverno – quando as pessoas ficam mais dentro de casa – não precisa ser sempre um grande problema. Isso não faz mal quando acontece apenas eventualmente, afirma. Somente pessoas como diabéticos, hipertensos ou que tenham problemas cardíacos é que precisam manter o controle sempre?.
Embora não defenda que as pessoas se sintam livre para exagerar, o especialista diminui a influência de festas repletas de comida e prefere focar no cotidiano das pessoas.
As pessoas precisam tomar cuidado no dia-a-dia, comer verduras, evitar líquidos durante as refeições, ter horários fixos para comer, lanches entre as refeições principais, diz Garcia. Mas isso é sempre e não é uma noite de desleixo que vai mudar isso.
Sobrevivendo ao Natal
Garcia também defende que pessoas com restrições alimentares sejam mais incluídas pela sociedade, especialmente em eventos festivos, nos quais elas podem se sentir constrangidas por não comer.
Às vezes é possível usar os mesmos elementos, mas combiná-los de maneira diferente. Ao invés de evitar um peru, comê-lo com menos sal ou evitar manteiga, explica o nutricionista. Diabéticos e hipertensos não podem adequar o que comem às estações do ano, eles precisam ser rígidos com o que ingerem, mas isso não quer dizer que eles não possam participar das atividades alimentares que todos participam?.
Fator psicológico
Já para Bia Rique, nutricionista ligada à Associação Brasileira de Estudos sobre a Obesidade (Abeso), as pessoas não comem mais no inverno somente pelo fato de precisarem de mais calorias para manter o corpo à mesma temperatura (por volta de 36ºC).
Existe um fator psicológico que explica como uma pessoa se modifica nas estações do ano, afirma Rique. No inverno, as pessoas buscam mais o aconchego e talvez acabem comendo mais. No verão, elas se sentem mais dispostas a sair de casa, suam mais e precisam dos líquidos?.
Segundo a nutricionista, o inverno pode ser um pouco mais problemático pois as pessoas acabam exagerando ao tentar compensar a necessidade do corpo por algumas calorias a mais. Ao invés de comerem apenas o necessário, elas apresentam uma tendência a comer muito além do que precisariam, diz.

COMPATILHAR: