A partir da 0h de domingo o tic-tac do relógio poderá incomodar ou alegrar muita gente. O horário de verão começa e os ponteiros devem ser adiantados em uma hora. Ao todo serão 119 dias de duração, sete a menos que na última edição. Para quem não gosta, o alívio só vai chegar em 15 de fevereiro do ano que vem. De acordo com a Cemig, Minas economizou 230 megawatts de energia, o que equivale à energia consumida por uma cidade com 600 mil habitantes no horário de pico.
Medida tomada pelo Ministério de Minas e Energia já há algum tempo, que tem o intuito de reduzir o consumo de energia, o ?Horário de Verão?, volta para as rotinas de três das cinco regiões do país (Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Como de costume, à 0h deste dia, todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.
Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fixou datas para o início e para o término do horário de verão. Com isso, a medida entra em vigor à 0h do terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro seguinte. O governo, no entanto, fez uma ressalva: caso o terceiro domingo de fevereiro seja o de Carnaval, o encerramento do horário de verão fica para o próximo domingo.
A mudança de horário será feita sempre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

COMPATILHAR: