Em uma hora choveu 78 mm em alguns bairros de Contagem, na região metropolitana da capital, na noite de anteontem. Em Belo Horizonte, o acumulado do mês de outubro já é de 305 mm, mais que o dobro da média do período, de 123 mm. E as previsões para os próximos dias são de mais chuva em todo o Estado.
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje, o tempo fica nublado em todo o Estado com pancadas de chuva de moderadas a fortes, com exceção das regiões Norte e Nordeste.
Para amanhã, o tempo permanece nublado com chuva em todo o Estado. Ela informou que a intensidade dos temporais pode ser maior na Zona da Mata e Leste.
Anete explicou que Minas Gerias está sob a influência de uma frente fria que propicia a formação de chuvas. Essa frente chegou ao Estado na noite de domingo e só deve deixar de influenciar o tempo na próxima sexta, conforme as previsões.
Enquanto isso é a população quem sofre. Além das mortes ocorridas, o temporal que castigou Contagem também provocou estragos pela cidade. Uma ponte no bairro Retiro caiu parcialmente, na madrugada de ontem.
Um ônibus que passava pelo local, por pouco, não caiu no córrego do Retiro. Quatro ocupantes do coletivo tiveram que ser tirados do local com a ajuda de moradores da região. O veículo precisou ser rebocado com a ajuda de um guincho.
A ponte era a principal alternativa da população para seguir para o centro de Contagem e causou transtornos para a população.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Contagem, Cristina Moraes,o órgão recebeu outras solicitações de suspeita de deslizamento e desabamento durante o temporal e que os locais estavam sendo vistoriados ontem. Segundo a Secretaria de Obras, um desvio foi providenciado no local onde a ponte caiu.

COMPATILHAR: