A secretária executiva de Defesa Civil, Vera Moreira, informou a velocidade dos ventos que causaram destruição em Formiga na última sexta-feira. Vários bairros foram afetados com quedas de árvores, três postes foram partidos ao meio, houve destelhamento de casas em diversos locais, além de interrupção no fornecimento de água, luz e telefonia.
De acordo com Vera Moreira, pelo menos 49 residências tiveram danos graves, duas edificações públicas foram afetadas, que são a escolas Franklin de Carvalho e a Doutor Abílio Machado (Polivalente). Também houve muitos danos em praças, devido à quedas de árvores.
A Defesa Civil já havia pedido na imprensa para os motoristas não estacionarem veículos debaixo de árvores. Na avenida Rio Branco um caminhão foi atingido por uma árvore, na rua Dr. Teixeira Soares outro carro foi afetado.
Muitas pessoas buscam ressarcimento para as perdas, mas, como se tratam de eventos da natureza, segundo Vera Moreira, nesses casos não há ressarcimento, as pessoas tem que se previr e não estacionar em locais de risco.
No caso de queima de aparelhos eletroeletrônicos também não há ressarcimento por se tratar de um fenômenos da natureza. ?A Defesa Civil tem consciência que pediu e orientou para não estacionar debaixo de árvores. Continua a previsão de mais ventos fortes e de muitas descargas elétricas para os próximos dias? , salienta a chefe da Defesa Civil.
Nos casos de temporais e vendavais, é importante que as pessoas se abriguem em lugares seguros e nunca debaixo de árvores. Aqueles que residem em locais de risco já apontados pela Defesa Civil devem continuar em alerta. ?Passamos por um veranico. Ventos moderados e fortes continuam previstos conforme a Defesa Civil Estadual, por isso é preciso se prevenir? , conclui Vera Moreira.

COMPATILHAR: