Por Priscila Rocha 

O verão começa nesta sexta-feira (21) e segundo o Instituto Climatempo, as temperaturas vão permanecer nas alturas; as máximas poderão chegar a 35ºC em Formiga.

O forte calor e a alta umidade do ar ajudarão a formar nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva à tarde e a noite, com rajadas de vento e descargas elétricas.

De acordo com a meteorologia, no domingo à noite (23) o tempo começará a fechar e os períodos de instabilidade e possibilidade de chuva forte aumentam, inclusive na virada do dia 24 para 25.

Verão

O verão começa oficialmente as 20h23, horário de Brasília, desta sexta-feira no Brasil e no Hemisfério Sul e deve ter temperaturas acima da média histórica no Brasil, conforme previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE). O aquecimento é consequência da formação do fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do Brasil.

De acordo com o órgão, a média histórica de temperatura máxima em todo o Brasil é de 31.5°C no trimestre (dezembro, janeiro, fevereiro). Esse é o valor que deve ser superado no período.

Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

A previsão nos próximos três meses para a Região Sudeste do país é de chuva variando de normal a ligeiramente acima do normal em grande parte de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e no centro de São Paulo. No Rio de Janeiro, a chuva deve ficar ligeiramente abaixo do normal. “Porém, vale destacar que a ocorrência de tempestade (chuva e ventos fortes que podem ser acompanhadas de granizo) é normal durante o verão na Região Sudeste e não está descartada”, alertou o Inmet.

A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019.

Confira a previsão para Formiga:

Sexta-feira (21): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 20ºC -↑ 34ºC
Sábado (22): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 20ºC -↑ 35ºC
Domingo (23): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 18ºC -↑ 33ºC
Segunda-feira (24): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 18ºC -↑ 31ºC
Terça-feira (25): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 16ºC -↑ 29ºC

 

Fonte: Com portais de notícias ||

Imprimir

Comentários