O verão começou neste domingo (21) às 21h03 (horário Brasília) e a previsão para Minas Gerais é de temperaturas elevadas. O meteorologista Ruibran dos Reis, do Clima Tempo, destaca que o calor pode superar a média do mês de janeiro, porém deve chover 20% menos no período.

De acordo com Ruibran dos Reis, esse verão deve ser semelhante aos últimos três. ?Este mês, apesar da previsão de chuvas no estado nos próximos dias, principalmente nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, o volume pluvial deve ficar entre 30% a 40% menos que a média de dezembro?, pontuou. Para o meteorologista, com o período chuvoso abaixo da média no verão, a recomposição dos cursos de água e reservatórios estará comprometida.

Ruibram prevê que em Minas a máxima, em janeiro, mês mais quente do verão, deve chegar a 38°C no Norte, Noroeste, Pontal do Triângulo e vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce, superando a média do período, de 36°C. Mas não há previsão de calor recorde no mês. Para quem gosta de praias, o meteorologista destaca que no litoral do Espírito Santo e Nordeste vai ter sol no próximo mês, com máxima de até 40°C, como em Salvador (BA). No Sul do país, apesar do calor, há previsão de chuva.

De acordo com a nutricionista Márcia Bernardes, devido as altas temperaturas da estação a hidratação é imprescindível para o corpo. ?No verão, a hidratação é ainda mais essencial. Não é preciso esperar a sede chegar. Deve-se beber bastante líquido. Comer frutas, saladas e vegetais, com bastante fibra. Frutas que hidratam, como laranja, abacaxi, melão e melancia, devem estar no cardápio, principalmente, para quem pratica atividades esportivas?, sugeriu.

COMPATILHAR: