Durante o verão, estação mais quente do ano no Brasil, alguns cuidados extras devem ser tomados com a alimentação. Segundo o Ministério da Saúde, de 1999 a 2007, ocorreram 5.699 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), nos quais 114 mil pessoas foram contaminadas.
Até 2006, dos 4.892 surtos ocorridos, 28,7% foi nos meses de janeiro a março. Autoridades sanitárias alertam que é nessa época do ano, em que as pessoas estão de férias e fazem mais refeições fora de cada é que o risco aumenta.
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas estão suscetíveis a terem DTAs durante todo o ano, mas o aumento de surtos no verão está associado às férias e viagens. Apesar da refeição feita fora de casa ser a suspeita número um de causar problemas, a pesquisa, divulgada em janeiro de 2009, mostrou que 34,7% ocorreu dentro da residência.
Por isso, é importante manter atenção redobrada. Além da alimentação, outros cuidados devem ser redobrados. Pele, olhos e o corpo merecem atenção. Vale usar sempre um protetor solar, ingerir bastante líquido, optando sempre por água e sucos naturais, e evitar dietas milagrosas, que podem trazer muitos danos à saúde.

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Nutricionistas, Ministério da Saúde

COMPATILHAR: