O vereador Cid Corrêa /PR apresentou em reunião ordinária na Câmara Municipal desta segunda-feira (19) um anteprojeto social de combate à fome, com o objetivo de enfrentar a pobreza, o desemprego, a violência, a desnutrição e aumentar a preservação do meio ambiente. A ideia é implantar o projeto em Formiga. O vereador ressaltou que irá apresentar a proposta ao Executivo.
Durante a reunião, foram apresentados os benéficos do programa em Guapé, em uma apresentação de vídeo. O programa visa atender às classes mais pobres da cidade, que correm risco de insuficiência alimentar e deficiência de renda, além de contribuir com o meio ambiente. O Barriga Cheia é uma troca de serviço comunitário e de lixo reciclável por um vale-alimento, em que a população troca o vale por alimentos e por refeições.
Cid Corrêa explicou que o projeto conta com quatro etapas. O trabalho nas hortaliças, cujo pagamento é a troca por um vale-alimentação; ao trabalhar nas hortas, o cidadão ainda aprende uma profissão; a reciclagem do lixo, que também é feita a troca por ticket, o que estimula a coleta seletiva do lixo e a sua reciclagem; o armazém municipal, em que a pessoa troca o vale-alimentação por mantimentos não perecíveis, e o restaurante popular, quando o vale-alimentação é trocado pelo almoço, por um preço mais acessível. O restaurante é subsidiado pela Prefeitura e tem parceria com uma Associação de Produtores Rurais do Município. A população tem acesso a uma refeição por apenas R$1.
O programa em Guapé conta com 56 famílias cadastradas, gerando emprego e renda, além da reciclagem de lixo e educação. A cidade se tornou mais limpa, sem fome e com mais empregos. A ideia é voltada para a população mais pobre de Formiga e o interessante é que no restaurante municipal de Guapé, eles não aceitam dinheiro, somente o vale-alimentação, comentou Cid Corrêa.
A população de Guapé é de aproximadamente 13 mil habitantes, e 900 pessoas participam do projeto. Em Formiga, a população é estimada em cinco vezes mais, no caso, o programa poderia beneficiar 4.500 pessoasexplicou o vereador.
Espero que o bom senso do prefeito prevaleça. Quem irá ganhar esses tickets serão as pessoas mais humildes da cidade. Outro projeto que tenho em mente é o ´Minha quadra, minha vida´, fazendo com que as quadras que estão abandonadas na cidade passem por reformas, priorizando assim o esporte.

COMPATILHAR: