Da Redação

Após a divulgação da lista com os 19 nomes de ruas que serão asfaltadas pela administração, por meio da empresa Construtora Niemeyer, vencedora do processo licitatório, muitos foram os questionamentos e as reclamações da população, principalmente nas redes sociais, sobre os critérios de escolha das vias.

Um dos casos que foi denunciado durante a reunião do Legislativo, de segunda-feira (22), pelo vereador Mauro César Alves de Souza, vereador pelo Solidariedade (SD), diz respeito à rua Arthur Frade, localizada no bairro Santa Luzia, onde boa parte da via já está calçada e a parte que falta atenderá apenas duas casas, sendo que uma delas é onde reside uma das filhas do prefeito de Formiga, Moacir Ribeiro da Silva.

Em sua fala, o vereador questionou tal escolha, e afirmou que deseja conhecer detalhadamente os critérios de escolha das vias, já que há locais na cidade, incluindo ruas do mesmo bairro (Santa Luzia), onde há dezenas de casas e promessas de calçamento nunca cumpridas.

O vereador Rogério Alves de Oliveira (Rogerinho do Fórum) pelo PMDB, mesmo partido do prefeito, também comentou o assunto e disse que lamenta porque não houve exposição de motivos para a escolha das vias a receberem calçamento.

Rogério também elogiou a postura de Mauro em denunciar tal irregularidade e citou o artigo 37 da Constituição Federal, que dentre outros pontos exige que a administração pública seja pautada na impessoalidade. “Se de fato, em meio a tantas ruas que necessitam de calçamento escolheram essa pela questão de parentesco, não houve impessoalidade e, consequentemente, também não houve moralidade. Esse caso merece atenção”, disse o vereador.

Mauro César falou ainda de problemas nas estradas da Comunidade Rural de Fazenda Velha, onde Moacir Ribeiro possui uma propriedade. “Nas proximidades do sítio do prefeito a estrada está um tapete, mas para quem mora em outros pontos da Fazenda Velha está difícil até de trafegar, principalmente por causa dos mata-burros”, comentou pedindo que algo seja feito com urgência.

Após a notícia ir ao ar, a filha do prefeito Renata Kelly, se pronunciou por meio dos comentários do site, dando a versão dela do caso. Segundo ela, não houve favorecimento algum: “Gostaria de esclarecer que realmente sou moradora da Rua Arthur Frade e sou filha do Prefeito, portanto quero esclarecer que a foto que foi colocada nesta matéria está desatualizada e que o asfalto já chegou na minha casa a muitos anos, apenas parte da Rua que está sem asfalto. Os maiores beneficiados com este asfalto serão os meus vizinhos que sofrem com a poeira e a lama, e que muitas vezes não conseguem nem transitar com seus veículos. Peço que visite a Rua e veja a atual situação dela”.

Durante a reunião, Mauro César, ainda comentou sobre a prisão do secretário afastado do Governo Moacir na semana passada. “Essa é a prova de que não vale a pena andar com lobo, olha o que aconteceu com o José Terra de Oliveira Júnior, precisou trocar as roupas de grifes francesas pelo macacão vermelho da Suap [Subsecretaria de Administração Prisional]”.

O vereador Arnaldo Gontijo também falou do assunto: “depois de tantas denúncias feitas por essa Casa para o Ministério Público, Tribunais de Contas do Estado e da União diante das inúmeras irregularidades cometidas por esse governo, estamos vendo a justiça começar a ser feita. Já é o segundo nome dessa gestão que vai parar atrás das grades”, comentou o edil, fazendo menção à prisão do então ouvidor Erasmo Espíndola, no dia 25 de maio. Ele já foi solto, mas continua a responder por irregularidades junto à administração.

Confira a lista divulgada pela administração com o nome de ruas que serão calçadas na cidade:

Aloisio Bernardes de Castro – bairro Mangabeiras;

Rio Tietê – bairro Mangabeiras;

Irene Rodrigues de Faria – bairro Pôr-do-Sol;

Vereador Celso Fernandes Couto – bairro Ouro Verde;

Professora Hilária Gontijo – bairro Ouro Verde;

Rua 1 (Início da rua Margarida Correa Nogueira) – bairro Ouro Verde;

Margarida Correa Nogueira – bairro Ouro Verde;

Eva Moura Mariano – bairro Ouro Branco;

Padre Teodoro Antônio Becker – bairro Ouro Verde;

Coimbra – bairro Nossa Senhora de Lourdes;

Pará de Minas – bairro Jardim Alvorada;

Artur Frade – bairro Santa Luzia;

Alberto Soraggi – bairro Santa Luzia;

Rua E – bairro São Luís;

D. Pedro II – São Luís;

Antônio Rodrigues de Oliveira – bairro Elza Dinorah;

Isolina Cândida de Souza – bairro Eldorado;

São Vicente de Paula – bairro Santa Tereza;

José Augusto de Souza – bairro Santa Tereza.

 

Matéria atualizada às 10h05 do dia 24/08

COMPATILHAR: