A direção do Saae enviou para a Câmara Municipal um comunicado explicando sobre a falta de água em alguns bairros em Formiga.
Na nota de esclarecimento, a autarquia ressalta que depois da crise enfrentada nos últimos dias com a falta de energia elétrica e o calor extremo, a situação da falta de água começa a se normalizar na cidade.
?Nós, funcionários do Saae, não medimos esforços para minimizar o máximo possível o sofrimento de nossa população. Com nosso caminhão pipa, juntamente com o da Secretaria de Gestão Ambiental, trabalhamos incansavelmente até altas horas da noite para amenizar um pouco esse grande problema que enfrentamos. Agradecemos também aos municípios vizinhos, Córrego Fundo, na pessoa do prefeito Valdir Martins e o de Pains, Ronaldo Gonçalves, os quais solicitamos e prontamente enviaram seus caminhões pipa para nos auxiliar. Pedimos que a população continue economizando água o máximo possível ?,explica a carta.
A direção do Saae ressaltou ainda que os bairros mais altos são os mais prejudicados e que várias medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação da falta de água.
Segundo o Saae, um posto artesiano foi perfurado no bairro Souza e Silva e está faltando apenas uma liberação da Cemig para o seu funcionamento. Para o bairro Santo Antônio, foi licitada uma empresa para a perfuração de um posto artesiano, a qual iniciará os trabalhos ainda neste mês. Já no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a direção da autarquia acredita que a situação também se normalize.
Ferrenhas críticas
O assunto vem sendo discutido no plenário do Legislativo há 3 semanas. Os vereadores aproveitaram a ocasião e fizeram críticas à atual direção da autarquia.
José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) ressaltou que ler nota de esclarecimento é perda de tempo, e que os vereadores não são bobos. ?Tem quatro anos que batemos na mesma tecla e a falta de água há oito anos, juntamente com essa atual administração. Pedir água para as cidades vizinhas é quando a cidade se encontra em calamidade pública e tem que declarar é má administração na Prefeitura e na direção do Saae. Paulo Quintiliano e Baldomiro dos Santos deveriam criar vergonha na cara e pedir demissão do Saae. Lá tem é muitos cargos abusivos. Fazer esse monte de posto artesiano na cidade e não ativá-los não adianta. Só no meu bairro tem quatro postos desativados. O povo está cansado disso?.
Já Mauro César/PMDB contou que na semana passada foi procurado por uma pessoa para ajudar a resolver a falta de água. ?Esse assunto está se tornando um problema crônico em nossa cidade. Liguei para o Baldomiro dos Santos [assessor geral do Saae] e ele me disse para não encher o saco dele, pois ele estava trabalhando. Olha a falta de respeito com toda a população de Formiga. O senhor devia é fazer o favor de pedir demissão. O senhor enche o peito para dizer que tem R$2 milhões no caixa do Saae, mas não teve competência para fazer um reservatório suficiente. Isso é falta de competência, o senhor deveria era pedir demissão e sumir de Formiga. Nos quatro cantos da cidade falta água em pleno século XXI, as contas chegam em dia, não atrasam não?, criticou.
O vereador Moacir Ribeiro/PMDB destacou que o assunto preocupa muito a cidade. ?Eu trabalhei há 17 anos no Saae. Sei da capacidade dos funcionários do Saae, o que está acontecendo é que se esqueceram de investir lá. A barragem ficou mais de 4 anos caída e agora no final do mandato do prefeito é que será concluída essa obra e isso é uma falta de respeito à população. Está faltando água é por falta de canalização, falta de bomba com mais potência, fazer depósitos, fazer mais caixas d?água. Eu como prefeito eleito vou ter uma preocupação muito grande. Mas não é uma coisa de poucos meses, é preciso ter verba para isso. Eu recebi vários telefonemas de reclamações da falta de água. Temos que agradecer aos prefeitos das cidades vizinhas que nos socorreram com a falta de água em nosso município?, disse.
No Saae
Procurado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, o assessor geral do Saae, Baldomiro dos Santos, explicou que desde domingo (4), o abastecimento da água está regularizado. ?Não recebemos nenhuma ligação, nem na terça e nem na quarta-feira com reclamações. A falta de água foi em decorrência da falta de energia por dois dias, em um sábado e em uma segunda-feira, e ainda o calor intenso de 34, 37 graus??.
Em relação às críticas dos vereadores, Baldomiro dos Santos disse que não iria se pronunciar sobre o assunto. Ele destacou que na verdade os edis criticaram a direção do Saae utilizando-se de emoção e não de conhecimento. ?Eles não conhecem a administração do Saae. Falaram sem um conhecimento profundo da situação, pois o Saae trabalha com muita responsabilidade e está muito bem administrado?, concluiu.

COMPATILHAR: