Na reunião de segunda-feira (22), na Câmara Municipal, alguns vereadores falaram sobre a falta de água que assola determinados bairros em Formiga.
O assunto teve início durante os pedidos de providência do vereador Mauro César/PMDB. De acordo com ele, está sendo observada uma constante falta de água e que uma providência deve ser tomada. ?As pessoas ficam três, quatro dias sem água. Precisa de mais investimentos. Várias pessoas reclamaram da falta de água nas ruas José Xavier Borges e Capitólio, no bairro Souza e Silva, ruas Três Marias, Alfredo Avelar e como sempre nos bairros Santo Antônio e Novo Santo Antônio, bairros Nossa Senhora de Lourdes, Ouro Negro e Ouro Branco. Que o município ache alguma maneira de fazer investimentos no Saae?.
Sobre o assunto, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) fez um questionamento ao vereador Moacir Ribeiro/PMDB, eleito prefeito de Formiga, sobre o boato que circula na cidade de que o Saae será vendido para a Copasa ou para alguma entidade privada.
Moacir Ribeiro contou que trabalhou no Saae por 17 anos. ?É um órgão que eu respeito muito. Conheço desde a montagem da bomba até a captação da água. Hora nenhuma isso passou pela minha cabeça [a privatização]. Em meu mandato, eu quero terminar a barragem do Saae. É um absurdo ficar quase 7 anos com ela lá caída. Espero que termine neste mandato, caso não seja, vamos dar continuidade aos trabalhos. Outra ideia é fazer uma nova adutora, pois a falta de água no município tem sido grande. A minha intenção é melhorar o Saae, pois se ele ainda não está trabalhando no vermelho, está quase. Se o Saae não tiver condições para se administrar a si mesmo, a Prefeitura tem a obrigação de injetar dinheiro para a realização de obras no Saae?, ressaltou.
Já o vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) disse que, desde 2009, tem sido uma luta as reivindicações em relação à falta de água em alguns bairros da cidade. ?O Saae tem quase 50 anos que não tem um grande investimento. Não é privatizando ou terceirizando o Saae que vai resolver esse problema em Formiga. O Saae sempre trabalhou no vermelho?, disse.
No Saae
Procurado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias para comentar sobre o assunto, o diretor do Saae, Paulo Quintiliano, explicou que, atualmente, o problema maior está sendo no bairro Novo Santo Antônio, mas que um posto artesiano já está sendo construído no local. ?Já fizemos a licitação, a empresa responsável já está trabalhando no local. Creio que até no início de novembro, esse posto já esteja em funcionamento?.
Ainda de acordo com Paulo Quintiliano, outro posto artesiano está sendo construído no Souza e Silva. ?Lá estamos apenas esperando a empresa contratada, que é de Campo Belo, finalizar a parte de energia elétrica. Em outros bairros são situações esporádicas. Acontecem problemas internos no Saae, como uma bomba que queimou ou problemas em um posto artesiano por falta de energia. Acredito que até novembro esses dois postos artesianos estejam funcionando nos referido bairros?, explicou.

COMPATILHAR: