O vereador Elton Geraldo Tavares (Patriotas), conhecido como Sargento Elton, protocolou na tarde desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal, um pedido de impeachment contra o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB).

O documento também foi assinado pelos vereadores Cleiton Azevedo (PPS), Janete Aparecida (PSD), Edson Sousa (MDB) e Roger Viegas (Pros).

Uma vez protocolado, o pedido será distribuído para os demais vereadores e votado durante sessão ordinária da Câmara dentro de até 30 dias. Caso o pedido seja aceito, o processo de impeachment será iniciado.

Denúncia

O documento, com 80 páginas, tem como base a suposta oferta ilícita do prefeito ao empreiteiro Marcelo Máximo de Morais Fernandes, conhecido como Marcelo Marreco. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), chamada de “CPI dos Áudios”, foi criada na Câmara após áudios da conversa se tornarem públicos.

Nessas gravações, o prefeito supostamente oferece o cargo de coordenador de Abastecimento Alimentar na Secretaria de Desenvolvimento Agrônomo e, segundo algumas interpretações, sugeriu que o empreiteiro não teria que trabalhar.

Em outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) indiciou o prefeito e outras quatro pessoas por improbidade administrativa. Segundo o promotor Gilberto Osório, as investigações comprovaram que Galileu Machado realmente ofereceu um cargo público para o empreiteiro Marcelo Máximo.

De acordo com o vereador, houve, sim, uma promessa de troca de cargos e a veracidade dos áudios foi comprovada. Além disso, o Sargento Elton afirmou que o prefeito não responde a requerimentos feitos pelo Legislativo.

“Vários requerimentos que nós fizemos, tentando fiscalizar o Executivo, e ele não deu nenhuma resposta. [Está] cerceando o direito de fiscalizar”, afirmou.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: